quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vital divulga artigo sobre ida de Dom Jaime para Natal: “ele vai em nome dos caminhos traçados pelo pai”


 
O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) publicou na tarde desta quarta-feira (21), em seu portal na internet, um artigo no qual fala sobre a transferência do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, para a Arquidiocese de Natal-RN. No artigo, intitulado ‘Em Nome do Pai’, Vital fala sobre o trabalho de evangelização de Dom Jaime em Campina Grande e dos ensinamentos que ele deixa para o povo campinense e paraibano.

Confira, na intera, o artigo de Vital do Rêgo:

Em Nome do Pai

Falar sobre Dom Jaime me faz vislumbrar uma dupla responsabilidade, que é a de abafar uns sentimentos e exteriorizar outros. Primeiro, abafar a saudade que me invade, porque citar Dom Jaime me faz lembrar, imediatamente, da figura do meu pai, que tanto o admirava e que tanto a ele se referia como “o nosso pastor”.

E, também, externar o sentimento de quem perde, mas procura ver a perda de outra forma. Quando meu pai passou para a ‘vida eterna’, eu disse que perdia, mas estava perdendo para Deus. Logo, estava feliz. Hoje digo que Campina Grande e a Paraíba perdem Dom Jaime para Natal e o Rio Grande do Norte, em nome dos caminhos traçados pelo Pai.

Falar sobre o significado do Bispado de Dom Jaime para as suas ovelhas também me faz trazer à mente a figura do meu pai, que por ele tinha grande admiração e respeito. Meu pai sempre buscava nos exemplos de Dom Jaime as palavras para todos nós. Ele lembrava a dedicação de Dom Jaime ao seu rebanho; os exemplos de humildade e apego aos maiores sentimentos cristãos e a luta humanitária do nosso Bispo em favor dos menos favorecidos.

Era constante ouvir de meu pai as referências que fazia aos ensinamentos de Dom Jaime que, de forma didática e apaixonada, inseria espiritualidade no cotidiano das pessoas e as ensinava a viver seguindo os passos da humildade cristã. Humildade. Esta é uma palavra que reflete bem a vida deste pastor.

Dom Jaime deixa Campina Grande para assumir a Arquidiocese de Natal, após ter cumprido com a sua missão por aqui. Uma missão abençoada e abençoante.

Na verdade, Natal e o Rio Grande do Norte estão recebendo de volta o pastor que nos enviou. O que Dom Jaime fez por aqui foi a extensão do que começou a fazer por lá, atuando em comunidades carentes, principalmente as rurais, que tinham mais dificuldades de acesso a serviços públicos e políticas governamentais. Foi em Natal onde dedicou parte de sua vida coordenando o Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese local.

No início de 2005, Dom Jaime veio para Campina Grande, nomeado Bispo Diocesano da cidade. E, até hoje, foram quase sete anos de uma atuação marcada pela certeza de que o Deus da Bondade, da Onipresença, da Onisciência e da Onipotência é o Deus que não está distante. Ele está em nossos corações.

E Dom Jaime tinha a certeza de que, através de uma ação focada na evangelização, poderia despertar esse Deus dentro de cada um de nós. Foi desta forma que Dom Jaime implantou em Campina Grande o Projeto AME (Ação Missionária Evangelizadora), através das Santas Missões Populares.

Que Dom Jaime continue a sua missão, ao retornar à sua terra natal. Aqui, ficarão sentimentos de gratidão do seu povo, o povo de Deus, o povo que tão bem o recebeu e que tão agradecido lhe deseja boa sorte nesta nova etapa de vida. Que Deus continue a te acompanhar, meu pastor.

Vital do Rêgo
Senador

Nenhum comentário:

Postar um comentário