Segundo ele, em recente audiência de conciliação mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), as companhias propuseram reajuste compatível com a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 6,17%, mas os empregados querem aumento salarial de 7%. O senador peemedebista apela que haja um entendimento entre a categoria e as empresas para não causar maiores danos aos passageiros tendo em vista que o crescimento da demanda por transporte aéreo no mercado doméstico brasileiro não está sendo acompanhando pela expansão nos aeroportos brasileiros. Vital do Rêgo que é relator da Subcomissão da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 disse que um dos objetivos da subcomissão é acompanhar a realização das obras e a preparação dos 12 Estados selecionados para sediar este importante evento. O senador está desempenhando, entre outras funções, o papel de porta voz do cidadão, na Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. No tocante a esse assunto dos aeroportos brasileiros o senador Vital já apresentou no Senado Federal um Projeto de Lei que trata sobre a concessão da exploração de infraestrutura aeroportuária.
Atento às demandas sociais, como a questão do transporte aeroportuário brasileiro, o senador entende que a categoria já reduziu de 20% para 14% a demanda por reajuste no piso salarial e de 13% para 10% nas demais faixas, faltando agora um posicionamento dos setores responsáveis para evitar uma greve no período de maior movimento nos aeroportos do mundo inteiro que é o natal e ano novo. A greve está marcada para as 23h de 22 de dezembro, caso não haja acordo. Vital teve a confirmação dos sindicalistas que caso não haja entendimento os trabalhadores se comprometeram a manter 20% dos funcionários em atividade, como prevê a legislação.
Transposição – Há poucos dias o senador paraibano, anunciou que conseguiu que o governo não corte verbas da obra de transposição. A decisão tomada anteriormente pelo governo federal de modificar a proposta orçamentária em tramitação no Congresso e cortar R$ 50 milhões dos dois principais eixos de integração das obras de transposição do Rio São Francisco estava sendo encarada muito prejudicial ao andamento do projeto e tinha sido duramente criticada pelo senador e demais integrantes nordestinos da CMO.
Após se reunir com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que tinha solicitado o corte o senador paraibano fez a cúpula do governo entender como essa diminuição de recursos iria afetar as obras do dos eixos norte e leste.
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