terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vital ressalta que reconhecimento da Unicef e Firjan consagram gestão exitosa de Veneziano em Campina




Senador destaca que Campina Grande alcançou índices altos na pesquisa da Firjan, que avaliou saúde e educação

Acompanhando de perto cada conquista de Campina Grande, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ressaltou a importância das conquistas da gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) que vem tendo o reconhecimento pelos mais importantes órgãos nacionais e internacionais pela melhoria da qualidade de vida dos campinenses.
Logo após a gestão do peemedebista receber a certificação como um dos municípios brasileiros assegurados com o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012”, por avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Ontem (03) veio, a comprovação dos avanços na saúde e educação na Rainha da Borborema através da pesquisa que mede o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apresentada no começo da semana que comprova o modelo exitoso de Veneziano na cidade.
Segundo os dados a área da Saúde em Campina Grande atingiu o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) superior a 0,8014 pontos em 2010, considerado alto pela pesquisa divulgada ontem. A cidade também atingiu índices moderados na Educação, com 0,6905 e, no setor de Emprego e Renda, que ficou com 0,7644. A secretária municipal da Saúde, Marisa Agra, acredita que os investimentos na Saúde da Família foram o grande diferencial para o crescimento dos últimos anos.
De acordo com os dados divulgados pela Firjan, um sistema composto por cinco organizações para o desenvolvimento de empresas, o IFDM de Campina Grande teve 0,7521, onde apresentou crescimento, quando comparado ao ano de 2000, que teve índice de 0,5481. Foram divulgados os resultados de desenvolvimento em três áreas. Na área da saúde, houve um crescimento de 0,6091 (considerado moderado), em 2000, para 0,8014 (considerado alto), em 2010.
Conforme a secretária municipal de Saúde, muitos investimentos foram feitos na área nos últimos anos, com a expansão e reforma de unidades de saúde e de equipes do Programa de Saúde da Família, que propiciou o aumento no número de atendimentos, assim como a qualidade dos serviços. “Hoje, 83% da população está coberta na área da saúde. Contamos com 94 equipes do PSF; funcionamento do Hospital da Criança, que realiza cerca de 210 consultas diárias; atendimento às gestantes, que são acompanhadas desde os primeiros meses de gravidez; funcionamento da UPA e outros projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com o governo federal”, informou.
Educação – Na área da Educação, a cidade passou de 0,5624, em 2000, para 0,6905, em 2010, o que, para o secretário Walber Colaço, “é fruto dos investimentos feitos tanto na formação de professores como na estrutura física das escolas, levando a um desenvolvimento de todos os programas da área educacional implantados pela gestão municipal, a exemplo da formação continuada de professores, que passaram a ter condições de cursar especializações, mestrados e doutorados”.
Para Vital, o selo e o crescimento apresentado por Campina no IFDM são reconhecimentos de órgãos importantes que a gestão de Veneziano mudou para melhor a vida dos campinenses. “A Unicef e o índice da Firjan reconhecem em Campina a recuperação e construção de escolas e creches, PCCR dos profissionais da educação, aumento dos PSF,s, UBSF´s dentre outras ações. O selo e a comprovação da Firjan foram conquistadas por Campina, graças a ações da Administração de Veneziano em favor da Educação e da Saúde das crianças campinenses.” Em nível de comparação o parlamentar peemedebista destaca que o Governo da Paraíba no mesmo índice da Firjan ficou somente na 20ª posição entre os estados da federação, notas essas obtidas pela Paraíba nas áreas da educação e saúde que ficaram abaixo da média nacional, segundo o estudo da IFDM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário