quinta-feira, 12 de julho de 2012

Nilda Gondim vai buscar recursos da União para nova sede da Capitania dos Portos da Paraíba


 A deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) vai apresentar emenda ao Orçamento Geral da União para o exercício financeiro de 2013 destinando recursos financeiros para ajudar na construção da nova sede da Capitania dos Portos da Paraíba. O novo prédio terá acesso para o mar pela praia fluvial do Jacaré, no município de Cabedelo, segundo informou o Capitão dos Portos Victor Jerônimo Buarque de Paula. “Com essa nova localização, ainda mais estratégica, tenho certeza de que o trabalho sério e competente desenvolvido em favor de toda a sociedade paraibana será ainda mais aperfeiçoado”, ressaltou Nilda Gondim.

O compromisso de buscar recursos orçamentários da União para a Capitania dos Portos da Paraíba foi anunciado pela deputada durante solenidade comemorativa pelos 155 anos de existência da corporação. Na oportunidade, ela foi homenageada, juntamente com várias outras autoridades paraibanas, e recebeu o Diploma “Parceiro da Capitania dos Portos da Paraíba”, comenda criada para agraciar autoridades civis e militares, sem vínculo funcional com a Marinha, que tenham se distinguido no trabalho de cooperação e divulgação das atividades realizadas pela instituição militar.

Para merecer a comenda, o homenageado deve ter idoneidade moral e conduta pessoal condizentes com os padrões éticos que a Marinha exige. Além disso, deve também desenvolver atividade destacada em prol dos interesses da Capitania dos Portos da Paraíba.

Voto de Louvor Manifestando sua satisfação, honra e orgulho em poder merecer a homenagem, Nilda Gondim falou do seu reconhecimento, como também do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), diante da excelência dos serviços prestados à sociedade pela Capitania dos Portos, “sempre atuando com braço do Poder Naval no Estado e contribuindo de forma significativa, em sua área de jurisdição, para a segurança do tráfego aquaviário, salvaguarda da vida humana no mar e combate à poluição hídrica”.

Com o objetivo de ampliar esse reconhecimento, a deputada apresentou esta semana, na Câmara Federal, em Brasília, um Voto de Louvor a todos os que fazem a Capitania dos Portos da Paraíba.

Ao justificar sua iniciativa, ela comentou: “Criada por meio do Decreto nº 1.944, de 11 de julho de 1857, a Capitania dos Portos da Paraíba sempre foi e continua sendo motivo de orgulho para todos os paraibanos pela forma competente com que desenvolve sua missão de orientadora, coordenadora e controladora das atividades relacionadas à Marinha Mercante e organizações correlatas no que diz respeito à segurança da navegação, à defesa nacional, à salvaguarda da vida humana e à prevenção da poluição hídrica”.

“Como parceira da Capitania dos Portos da Paraíba – continuou a deputada –, estarei sempre pronta para colaborar da melhor maneira possível para o sucesso cada vez maior do cumprimento dessa missão de extrema importância que é a defesa da costa paraibana e da segurança de todo o Estado”.

História A fundação da Capitania dos Portos da Paraíba deu-se em virtude da verificação da dificuldade e complexidade do controle da navegação no século XIX. Em razão disso, Governo do Império determinou, em 1845, a implantação de uma Capitania em cada Província Marítima. Dessa decisão resultou a criação da Capitania dos Portos da Paraíba por meio do Decreto nº 1.944, de 11 de julho de 1857.

Iniciando suas atividades no Porto do Capim, às margens do Rio Sanhauá, nas proximidades da Vila de Nossa Senhora de Filipéia, hoje Centro Histórico da cidade de João Pessoa, (à época local de grande importância para o comércio e navegação), a CPPB foi transferida, em 1938, para as suas instalações atuais, localizadas à Rua Barão do Triunfo, n° 372, no bairro do Varadouro, em João Pessoa/PB.

“Hoje, passados 155 anos de sua criação, a Capitania dos Portos da Paraíba vislumbra, em futuro próximo, a construção de sua nova sede com acesso para o mar pela praia fluvial do Jacaré, o que proporcionará mais agilidade na prestação dos serviços de sua competência, assim como tornará mais visível sua presença nas águas jurisdicionais do Estado da Paraíba”, comenta o Capitão-de-Fragata Victor Buarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário