sábado, 23 de junho de 2012

Vital vai intermediar negociação entre Governo e docentes para fim da greve das Universidades Federais


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) está se propondo a buscar a abertura de um canal de negociação efetivo entre o Governo Federal e o sindicato que representa as Universidades Federais, em greve há pelo menos um mês. A paralisação, segundo o Senador, atinge as atividades de graduação e pós-graduação de 55, das 59 instituições de ensino superior do país.

De acordo com Vital, há um impasse entre governo e o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior – Andes, causado pelo fracasso da última negociação entre as partes, quando não houve avanços. “Na última negociação o Governo pediu uma trégua de 20 dias para apresentar uma nova proposta, mas os dirigentes sindicais não aceitaram e, a partir daí, foi criado o impasse”.

A preocupação de Vital é a de que o impasse perdure e acabe se espalhando para outras categorias, paralisando o País. “Como estamos em um ano eleitoral, a continuidade deste impasse pode acabar se espalhando e contaminando outras categorias, o que não seria nada bom para o País”, salienta Vital.

Reivindicações – Vital disse que entende as duas principais reivindicações apresentadas pela categoria. A primeira, de acordo com o Senador, é a implantação de um novo plano de carreira docente; a segunda é a estruturação das novas universidades criadas e das que foram ampliadas pelo Governo Federal nos últimos seis anos. “Os docentes reclamam que estas unidades foram entregues e, até hoje, estão sem condições de funcionamento”.

Vital do Rêgo afirmou que há uma sinalização do Governo para a criação de um plano de cargos e salários semelhante ao dos servidores da área de ciência e tecnologia. “É um bom sinal, ainda mais sabendo que o Governo tem pressa em resolver o impasse, devido à ameaça sempre presente de que a greve se espalhe por outras categorias”, disse.

O Senador paraibano disse que vai procurar o Governo na próxima semana para propor uma intermediação das negociações, como forma de resolver o impasse e acabar com a greve, mediante a garantia de atendimento aos docentes. “Vou procurar pessoalmente o Governo, pois tenho a preocupação de que a situação possa se agravar ainda mais, o que traria sérios prejuízos para o País”, afirmou.

Acesse: http://www.senadorvitaldorego.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário