domingo, 9 de junho de 2013

Funcionários do Procon de CZ participam de capacitação do Ministério da Justiça


Funcionários do Procon de CZ participam de capacitação do Ministério da Justiça. Veja!
Colaboradores do Procon com o palestrante da sexta-feira, o presidente da OAB da Paraíba
A equipe do Procon de Cajazeiras participou esta semana de uma intensa capacitação na capital do Estado promovida pelo Ministério da Justiça (MJ) e Fundação da Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (FESMIP).
O atuante Procon cajazeirense vem participando de encontros e reuniões fora da cidade para fortalecer a política consumerista e defender os interesses da sociedade, além de promover a igualdade nas relações de consumo.
461 quilômetros foi o que a fiscal Andréa Ferreira, do Procon-PB de Cajazeiras, percorreu para participar do Curso de Formação em Defesa do Consumidor. Ela garante que valeu a pena cada quilômetro percorrido para fazer parte do evento.
 “Com certeza o curso foi muito proveitoso. Adquiri conhecimento e as orientações corretas da Escola Nacional de Defesa do Consumidor”, disse Andréa. O curso, que teve sua entrada gratuita, aconteceu nos dias 5, 6 e 7 deste mês em João Pessoa na sede da FESP Faculdade.
Parceria
A realização foi uma parceira entre a Fundação da Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (FESMIP-PB), a Escola Nacional de Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), através do Centro de Apoio Funcional (CEAF).  
Fesmip
De acordo com Glauberto Bezerra, diretor geral da FESMIP/PB, o curso contou com a participação de membros dos Procons municipais da Paraíba, do Procon-PB, da Promotoria do Consumidor e das Delegacias Especializadas. No total, o curso somou 21horas/aula. “Quem saiu ganhando, principalmente, foi o consumidor”, ressaltou Glauberto.
“O objetivo do curso foi capacitar os funcionários e qualificar os consultores. Os profissionais puderam tirar suas dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor e trocar experiências”, disse Glauberto Bezerra. E essa foi uma das atividades que Andréa Ferreira, a fiscal do Procon-PB de Cajazeiras, mais gostou.
“Foi realmente muito bom. Já que em alguns momentos recebemos diversos tipos de orientações e muitas vezes não sabemos qual o procedimento correto. Então, aqui pudemos tirar as dúvidas e saber de uma vez por todas quais são os procedimentos corretos com os integrantes da Escola Nacional de Defesa do Consumidor”, disse.
MJ
 Andiara Maria Braga, coordenadora da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, explicou que durante o curso os profissionais tiveram uma aula prática para entender como os fiscais do Procon atuam. Os participantes do curso andaram por lojas e identificaram alguns tipos de irregularidades. Eles então orientaram os funcionários dos estabelecimentos comerciais sobre a forma correta de, por exemplo, divulgar o preço dos produtos na vitrine.
“Muitas vezes quem trabalha na área jurídica desconhece a função do fiscal. Nesta vivência eles sentiram realmente como os fiscais trabalham. O que nós buscamos é exatamente esta harmonia e entendimento entre eles”, explicou.
Colaboradores
Entre os palestrantes estiveram presentes Andiara Maria Braga e Lorena Tamanini (coordenadora e coordenadora-geral, respectivamente, da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça); Francisco Glauberto Bezerra (diretorg geral da FESMIP/PB); Igor Rodrigues Britto (Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV; Renan Bueno Ferraciolli (assessor-chefe da Fundação Procon-SP); Leonardo Pereira de Assis Promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba - MP/PB); Markus Norat (coordenador do Departamento de Pós-Graduação Jurídica da FESMIP-PB) e Odon Bezerra Cavalcanti (presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos do Consumidor do Conselho Federal e Presidente da OAB/PB).
O diretor da FESMIP adiantou que, provavelmente, em setembro deste ano, haverá mais um curso deste nível. “O Código de Defesa do Consumidor é um direito fundamental para nossa vida, saúde e segurança”, finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário