Equipamentos do PAC serão entregues em 60 dias
Segundo o senador paraibano, no total, serão 705 retroescavadeiras e 1.334 motoniveladoras que ajudarão na estruturação produtiva de agricultores familiares dessas regiões. Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, Vital afirma que cada um dos municípios do Semiárido paraibano receberão ainda, em uma próxima fase, um caminhão-caçamba, uma pá carregadeira e um caminhão-pipa. Os equipamentos destinados aoSemiárido beneficiarão também municípios localizados nas regiões metropolitanas, critério que anteriormente era excludente. "Os produtos vão chegar com qualidade e preço mais acessível para outras regiões e os bens de cada cidade poderão chegar ao campo sem acréscimo de valor", afirma.
O senador garantiu que o seu gabinete em Brasília está atento e acompanhando todo o processo de lançamento dos editais para assim, comunicar aos prefeitos do benefício e articular recursos vias suas emendas. A orientação do senador é que a assessoria técnica do seu gabinete continue fornecendo as informações e orientações aos prefeitos, para garantir o cumprimento de todas as exigências legais necessárias, desde a apresentação de projetos até a assinatura de convênios e a concretização das verbas.
Na visão do senador, o fortalecimento da agricultura familiar passa pela viabilização de logística para escoamento adequado da produção. “Nós estamos participando de programas junto ao governo federal habilitando os municípios em processos seletivos. E esta é a primeira fase de que um projeto que trará benefícios para o campo” afirmou.
Segundo Vital, os programas como o que destina máquinas agrícolas contribuem para mudar a face de um Brasil Agropecuário que mantém as riquezas nacionais na Balança Comercial. “É bom saber que programas como esse mudam o olhar esquecido do Brasil Rural que mantém o país crescendo”, observou.
Vital destacou as multifunções que uma máquina retroescavadeiras tem nos pequenos municípios, sendo utilizada para fazer barreiro, limpar estrada, e abrir novos caminhos favorecendo a melhoria de estradas vicinais. Segundo o senador, o Brasil Rural precisa que as prefeituras estejam cada vez mais equipadas para que, a perversa migração do homem do campo seja invertida.
Conhecedor da realidade das pequenas prefeituras, Vital disse que hoje os gestores enfrentam sérios problemas com a falta de recursos e, portanto, não tinham cerca de R$ 180 mil para comprar maquina retroescavadeira. “Eu fui procurado por vários prefeitos afirmando que não tinham condições de comprar uma máquina desse porte. Muitos são obrigados a alugar as máquinas”, contou.
Em entrevista a assessoria de comunicação do senador Vital, a Secretária Executiva Desenvolvimento Agrário (MDA) Márcia Quadrado, disse que as entregas de maquinário agrícola visam em primeiro lugar garantir melhores condições para os agricultores familiares permitindo a ales, fazerem o escoamento de sua produção. “Essa ação permite que eles possam aumentar a comercialização e ampliar a sua renda”, afirmou.
A secretária também destacou a ação do senador Vital do Rêgo que enquanto presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), que criou as condições para que o programa fosse inserido no PAC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário