terça-feira, 28 de maio de 2013

Vital garante aquisição de máquinas para reformar estradas e construir reservatórios no Semiárido paraibano



Equipamentos do PAC serão entregues em 60 dias

Depois de ter viabilizado junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) 42 retroescavadeiras para a Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB),obteve a garantia do ministro Pepe Vargas de que em até 60 dias, todos os municípios paraibanos de até 50 mil habitantes da região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) receberão retroescavadeiras e motoniveladoras. Para Vital, a ação tonar-se prioritária visto que o foco da entrega do maquinário para com o Semiárido do Estado passou irá atender aos locais atingidos pela seca.
Segundo o senador paraibano, no total, serão 705 retroescavadeiras e 1.334 motoniveladoras que ajudarão na estruturação produtiva de agricultores familiares dessas regiões. Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, Vital afirma que cada um dos municípios do Semiárido paraibano receberão ainda, em uma próxima fase, um caminhão-caçamba, uma pá carregadeira e um caminhão-pipa. Os equipamentos destinados aoSemiárido beneficiarão também municípios localizados nas regiões metropolitanas, critério que anteriormente era excludente. "Os produtos vão chegar com qualidade e preço mais acessível para outras regiões e os bens de cada cidade poderão chegar ao campo sem acréscimo de valor", afirma.
O senador garantiu que o seu gabinete em Brasília está atento e acompanhando todo o processo de lançamento dos editais para assim, comunicar aos prefeitos do benefício e articular recursos vias suas emendas. A orientação do senador é que a assessoria técnica do seu gabinete continue fornecendo as informações e orientações aos prefeitos, para garantir o cumprimento de todas as exigências legais necessárias, desde a apresentação de projetos até a assinatura de convênios e a concretização das verbas.
Na visão do senador, o fortalecimento da agricultura familiar passa pela viabilização de logística para escoamento adequado da produção. “Nós estamos participando de programas junto ao governo federal habilitando os municípios em processos seletivos. E esta é a primeira fase de que um projeto que trará benefícios para o campo” afirmou.
Segundo Vital, os programas como o que destina máquinas agrícolas contribuem para mudar a face de um Brasil Agropecuário que mantém as riquezas nacionais na Balança Comercial. “É bom saber que programas como esse mudam o olhar esquecido do Brasil Rural que mantém o país crescendo”, observou.
Vital destacou as multifunções que uma máquina retroescavadeiras tem nos pequenos municípios, sendo utilizada para fazer barreiro, limpar estrada, e abrir novos caminhos  favorecendo a melhoria de estradas vicinais. Segundo o senador, o Brasil Rural precisa que as prefeituras estejam cada vez mais equipadas para que, a perversa migração do homem do campo seja invertida.
Conhecedor da realidade das pequenas prefeituras, Vital disse que hoje os gestores enfrentam sérios problemas com a falta de recursos e, portanto, não tinham cerca de R$ 180 mil para comprar maquina retroescavadeira. “Eu fui procurado por vários prefeitos afirmando que não tinham condições de comprar uma máquina desse porte. Muitos são obrigados a alugar as máquinas”, contou.
Em entrevista a assessoria de comunicação do senador Vital, a Secretária Executiva Desenvolvimento Agrário (MDA) Márcia Quadrado, disse que as entregas de maquinário agrícola visam em primeiro lugar garantir melhores condições para os agricultores familiares permitindo a ales, fazerem o escoamento de sua produção. “Essa ação permite que eles possam aumentar a comercialização e ampliar a sua renda”, afirmou.
A secretária também destacou a ação do senador Vital do Rêgo que enquanto presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), que criou as condições para que o programa fosse inserido no PAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário