quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vital elenca duplicação da BR 230, Ramal da Transnordestina e transposição do Rio São Francisco como bandeiras de luta para 2013



Apontado pela revista Veja como um dos mais atuantes parlamentares do Congresso Nacional,  o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu que a sua grande bandeira em 2013, será lutar pela duplicação da BR 230;  a inclusão na Paraíba de um Ramal da Transnordestina e a conclusão do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco.Com esse propósito,  senador Vital revelou que está lutando para incluir a duplicação da BR 230 no Plano de Aceleração e Crescimento (PAC2).
Sen. Vital do Rêgo. foto: Maura Mosquera (ASCOM)
Para isso,ele  já se reuniu com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para articular a liberação dos recursos oriundos de sua emenda de bancada para a duplicação da rodovia estadual. Vital, que já tem o apoio de toda a bancada paraibana, disse que o projeto deve alargar a BR-230 nos trechos que vão de Cabedelo para Santa Rita e de Campina Grande para Cajazeiras.No trecho entre Campina e Soledade, a emenda do senador é de R$ 300 milhões e deve garantir a duplicação na etapa inicial do grande projeto de duplicação, que em sua totalidade vai permitir a duplicação de Campina Grande à cidade de Cajazeiras, em um custo total de R$ 1,5 bilhão.
Para a duplicação, o senador apresentou a emenda ao Plano Plurianual (PPA), garantindo a execução das obras até 2015.O parlamentar não tem dúvida de que obra da BR-230 que estará incluída no PAC do Governo Federal que teve início no ano e 1995 e até agora, foram construídos 130 km de estradas entre João Pessoa e Campina Grande.Segundo o senador Vital do Rêgo, a duplicação é fundamental para o desenvolvimento econômico paraibano, porque promoverá a integração entre as diversas regiões do Estado, além de proporcionar mais segurança para os usuários, possibilitando ainda uma maior interligação com todos os estados nordestinos. “Eu entendo que é uma obra fundamental para o desenvolvimento da Paraíba. Nós sabemos o que já mudou só no trecho duplicado entre Cabedelo e Campina Grande”, observou.Além da BR 230 e de outras obras Vital também conseguiu incluir no PPA outro importante projeto estruturante. Trata-se da inclusão na Paraíba de um Ramal da Transnordestina.
A proposta apresentada à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional pela deputada Nilda Gondim prevê a destinação de recursos no PPA 2012/2015 da União Federal para a construção de um ramal da Ferrovia entre os municípios de Cabedelo e Cajazeiras, num trecho de aproximadamente 500 km.”Embora seja uma obra que esteja quase paralisada no Brasil, nós temos que ter uma linha chegando na Paraíba”, disse.
Na condição de presidente da Comissão Externa do Senado de acompanhamento as obras de transposição do Rio São Francisco, Vital disse que também irá lutar junto juntamente com toda a bancada federal paraibana para a conclusão da obra. Segundo ele, a bancada está unida e deverá em 2013, intensificar a luta em prol da transposição apontada como rendeção do Nordeste e que quando pronta, vai garantir o abastecimento a mais de 12 milhões de nordestinos. “Essa é uma obra indispensável e vamos lutar juntos para que ela se concretize” garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário