terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Açudes de Sousa e CZ estão secando; Falta de água gera vários cemitérios de plantações


Redação, com diário do sertão
Açudes de Sousa e CZ estão secando; Falta de água gera vários cemitérios de plantaçõesAçude de São Gonçalo - Fotos Diário do Sertão
Com a falta d'água, várias plantações de coqueiros estão morrendo e formando praticamente um cemitério de plantações.
Nos Núcleos Habitacionais de Sousa, alguns agricultores já perderam 100% da produção de suas fazendas. Segundo eles, a água acabou e não há mais como irrigar as plantações. ''Aqueles que ainda tem água no cacimbão, conseguem manter o que restou de suas plantações, mas quem não tem cacimbão, infelizmente vai perder todo o plantio'', disse o agricultor.

 

    O Açude de São Gonçalo atualmente está com 22% de sua capacidade, o que corresponde a um volume de 9.903.520m³.
Irrigação suspensa Devido a estiagem que se estendeu durante praticamente todo o ano de 2012, Departamento Nacional de Obras contra as Secas da Paraíba (Dnocs) suspendeu o sistema de irrigação dos vazantes em 41 açudes em toda a Paraíba.
Em Sousa, o açude de São Gonçalo não libera água para irrigação. Já em Cajazeiras, O açude Engenheiro Ávidos foi um dos que mais baixou de nível porque ele libera água para o distrito de São Gonçalo, e atualmente está apenas com 17,5% de sua capacidade, o que corresponde apenas a um volume de 44.617.365m³.
 
Outro manancial que também teve suspenso o sistema de irrigação a partir do Dnocs foi é o de Coremas/Mãe D'água, localizado na cidade de Coremas, que está com 37% de sua capacidade.
Previsão de chuva De acordo com meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), nesta segunda-feira (14) as chuvas atingiram algumas áreas do Sertão, Agreste e do Litoral da Paraíba. O meteorologista Carmem Becker, acredita que as chuvas poderão atingir a paraíba nos próximos dias.


                                               Previsão para a cidade de Sousa (Foto reprodução Clima Bing)


                                         Previsão para a cidade de Cajazeiras (Foto: Reprodução Clima Bing)
  Segundo previsões climáticas do site Clima Bing, deve chover nos próximos dias nas cidades de Sousa e Cajazeiras. Já A previsão da Aesa é de mais chuvas pontuais e sol entre nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário