quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ondas gigantes deixam Fernando de Noronha em alerta máximo


noronhaUm dos mais badalados roteiros turísticos do país, Fernando de Noronha, a 543 quilômetros da capital pernambucana, está em alerta máximo devido a ondas gigantes que atingem o litoral desde a noite desta terça-feira. As ondulações, conhecidas como “Swell”, chegam até cinco metros de altura, o que têm afastado banhistas e até mesmo surfistas das praias da região. Durante a noite, o Porto de Santo Antônio chegou a ficar inundado. Dez embarcações que estavam ancoradas para reparo ficaram destruídas.
De acordo com testemunhas, uma série de ondas invadiu a Praia do Porto como se fosse um pequeno tsunami, arrastando pequenos bares, barracas, barcos grandes e pequenos. Segundo o administrador geral do arquipélago, Romeu Neves Baptista, os barcos estavam na areia, e quando as ondas vieram, eles foram jogados uns contra os outros. Durante a madrugada, outra onda gigante atingiu o porto. Quatro barcos naufragaram: J. Pelaça, o Mar da Amônia, o Juca I e o Bita I. Todos eram utilizados em pesca e passeios.
De acordo com a administração do porto, o molhe — espécie de barreira de pedras construído no arquipélago para conter as ondas — evitou que as estruturas do Porto de Santo Antônio fossem destruídas. No entanto, na manhã desta quarta, o local teve de ser interditado. Os barcos foram transferidos para a Praia de Sueste. A previsão é que altura das ondas só comece a diminuir a partir desta quinta-feira.
O administrador geral de Fernando de Noronha informou que os danos foram apenas materiais. Segundo Baptista, a reforma realizada no porto há um ano e meio, quando foi reforçado e ampliado o molhe, resistiu às ondas. Após o incidente, uma operação para preservar as embarcações que estavam na beira da praia foi montada. Dois tratores foram usados para deslocar os barcos. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, moradores da região e proprietários de barcos participaram da operação.
Ondas gigantes são frequentes nesta época do ano na região
Frequente nesta época do ano, a Swell é resultado da propagação da energia de uma grande tempestade oceânica em forma de ondas. A tempestade que o gerou teve origem na costa dos Estados Unidos e se propagou para o Atlântico Sul. Mas a chegada das ondas era esperada somente para a noite desta quarta-feira. Segundo a administração do arquipélago, a intensidade deste Swell foi a maior registrada nos últimos dois anos na região.
Apesar dos transtornos, as praias de Fernando de Noronha não estão oficialmente interditadas, mas o banho é desaconselhado em pelo menos 14 delas, inclusive as mais procuradas, como a do Cachorro, a do Meio, a da Conceição, a do Boldró, Baía do Sancho e Baía dos Golfinhos. A prática de surfe também não é recomendada. De acordo com a administração do arquipélago, Noronha recebe cerca de 5 mil turistas por mês na alta estação.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário