quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vital e Nilda conclamam gestores paraibanos a participarem do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas



Prefeitos apoiam substitutivo dos royalties do senador Vital do Rêgo

Um senador e uma deputada federal da Paraíba reafirmaram nesta quarta-feira, (16), o comprometimento em apoiar os prefeitos eleitos e reeleitos da Paraíba, dos mais variados partidos. Neste âmbito Vital do Rêgo e Nilda Gondim, ambos do PMDB, conclamam os novos gestores a participarem entre os dias 28 e 30 de janeiro, do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios fortes, Brasil sustentável em Brasília.
De acordo com o senador, neste encontro incentivado pelo governo federal os gestores paraibanos poderão apresentar suas propostas como aprender a firmar parcerias com o objetivo de promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.
Para apoiar os gestores municipais a atingir esse objetivo, serão apresentados os principais programas federais compreendidos nos eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. Cada temática destacará as políticas dos Ministérios e órgãos federais voltadas para o respectivo tema.
Neste âmbito o senador peemedebista, já se reuniu até dezembro passado com mais de 50 prefeitos recém-eleitos na PB, de diversos partidos políticos. “A todos ofereci orientações necessárias para início de mandato virtuoso. Espero que cada um possa honrar a confiança do povo de cada cidade. Da mesma forma, renovei, a cada Prefeito que recebi, o desejo de uma permanente colaboração por parte do nosso mandato, aqui em Brasília.”
Durante os encontros, os prefeitos agradeceram as intervenções de Vital do Rêgo junto às prefeituras, que possibilitaram grande número de avanços ao desenvolvimento dos municípios, desde o início do mandato.
Os prefeitos manifestaram, ainda, apoio ao substitutivo de Vital do Rêgo para as regras de partilha dos royalties, uma vez que, se aprovado, o projeto multiplica substancialmente o valor de arrecadação dos municípios decorrente dos lucros do petróleo.
Convênios
Vital salientou que os ministérios têm base orçamentária ampla para aplicação de verba nos programas que atendem os municípios, de forma a cobrir as necessidades da população do Estado com maior eficiência. O senador está em constante diálogo com os ministros e as equipes competentes à cada área, para conseguir a inclusão da Paraíba em programas que atendem as demandas apontadas pela população. Ele frisa que apenas a alimentação constante dos dados dos municípios nos cadastros de convênios possibilita o sucesso dos pleitos.
“Estamos insistindo no processo de gestão municipal. Mais da metade do que conseguimos para os municípios paraibanos não são do orçamento, mas de recursos de programas dos ministérios que às vezes superam as emendas individuais. Falta o seguinte: preciso da ajuda de vocês para a atualização de dados pelas, o cadastro em editais, e demais obrigações das equipes da gestão,” explicou Vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário