sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Senador Vital destaca importância do Plano Juventude Viva lançado pela presidente Dilma




Parlamentar buscará implementar na PB iniciativa que reúne medidas de prevenção à violência e ao preconceito contra jovens negros

Envolto nas atividades de campanha como coordenador geral da campanha do PMDB e dos partidos aliados na Paraíba, além das suas atividades que o mandato lhe confere, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ressaltou a importância do recém-lançado Plano Juventude Viva, com articulação interministerial e parceria com estados, municípios e a sociedade.
O senador avaliou como um importante avanço o plano que mudará a face do dos homicídios que são hoje a principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no Brasil, especialmente entre jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.
Na condição de vice-líder do governo, Vital destacou que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem demonstrado ter muito interesse no combate a essa violência. Construído por meio de um processo participativo, o plano reúne medidas de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física. Sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República e apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o parlamentar paraibano já articula a implementação do programa aqui na Paraíba, que tem sido destaque constante na mídia nacional pelos elevados índices de homicídios e em taxas de homicídios contra negros no País.
Municípios - O elevado índice de homicídios de jovens negros acontece em todo o País, mas há uma concentração em 132 municípios, que terão prioridade na execução do plano. A proposta, que integra a estratégia do governo prevista no Plano Plurianual 2012/2015, responde a uma decisão da 1ª e 2ª Conferência Nacional de Juventude, realizadas em 2008 e 2011.
Segundo o Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no Brasil atingem jovens, dos quais mais de 75% são negros e de baixa escolaridade, sendo a grande maioria do sexo masculino.
Ações se concentram em 4 eixos
Fim da Cultura de Violência
Sensibilização da opinião pública sobre banalização da violência e a necessidade de valorização da vida da juventude e da garantia de seus direitos. Além de campanha de comunicação, será construída uma rede de mobilização para fortalecer entidades ligadas a esta causa e engajar outras instituições.
Inclusão, Emancipação e Garantia de Direitos
Programas para pessoas de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade fomentarão trajetórias saudáveis e oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo, com a atuação dos jovens na superação da cultura de violência.
Transformação de territórios
Ampliação da presença do Estado nos bairros com mais homicídios, por meio de espaços de convivência. Além dos programas Usinas Culturais e Estação Juventude, criados para atender as demandas do plano, há outras iniciativas como: Academias de Saúde, Praças da Juventude, Pontos de Cultura, Mais Educação e Centros de Economia Solidaria.
Aperfeiçoamento institucional
Prevenir discriminações na escola, no sistema de saúde, na polícia, no sistema penitenciário e de justiça é central para a superação dos estigmas sobre os quais se fundamenta a violência. Para o enfrentamento ao racismo institucional, está prevista a qualificação de servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário