segunda-feira, 4 de junho de 2012

Senador Vital destaca importância do guia eleitoral na construção da imagem de uma candidatura




Fazendo uma breve reflexão sobre a importância do guia eleitoral como fonte de nutrição para uma candidatura o senador Vital do Rêgo (PMDB–PB) revela que o tempo da campanha não se mede mais em dias, mas em intensidade de exposição na mídia. O palanque decisivo para ele, não é físico, mas eletrônico e virtual. Neste âmbito ele cita o potencial da candidatura peemedebista em Campina Grande.

Segundo Vital, num país em que 90% dos domicílios (segundo dados recentes da Datafolha) possuem televisão, meio que é o principal canal de informação para a grande maioria dos brasileiros, ter uma coligação como em Campina Grande sob o nome da doutora Tatiana Medeiros que já se soma um tempo de guia com respectivamente (PMDB com 3 mim e 23 seg; PR 1 min 56 seg; PRB 39 seg; PMN 30 seg; PHS 25 seg; PTC 23 seg e PPL 20 seg) dentre outros que se aglutinarão nos próximos dias, irá garantir um lócus privilegiado e estratégico para comunicação com eleitores e de debate com os adversários.

O peemedebista lembra que o horário eleitoral ativa o eleitor para a política. “A propaganda eleitoral tem a importante função de reduzir o custo da informação, facilitando o acesso do eleitor comum aos temas relevantes para a decisão do voto. O eleitor usa o horário político, motivado pela expectativa de maximizar suas oportunidades. Assim com a propaganda as pessoas recebem informações que as deixam mais seguras sobre a decisão e suprem uma demanda pessoal. Os eleitores ainda buscam, na propaganda, argumentos que possam ser usados nas conversas do cotidiano, pois a política, no período eleitoral, faz parte dos assuntos que são debatidos em bares, no ponto de ônibus ou em conversas de colegas de trabalho e vizinhos. Ela, dessa forma, supre também uma demanda de interação social” afirma Vital.

E pra quem acha que tempo de televisão não é importante o senador cita que nas eleições de 2008, em 20 das 26 capitais brasileiras venceram os candidatos a prefeito que detinham um grande guia eleitoral. Ou seja, em 77% dos casos ganharam os que tiveram mais espaço para expor suas qualidades. “Não se concebe mais uma campanha eleitoral feita ao acaso, da forma antiga, sem pesquisa, estratégia, informação e produção publicitária especializada. A campanha moderna requer informações confiáveis e uma estratégia eficaz” garante o congressista.

Vital do Rêgo observa por fim que a campanha na TV é fundamental também na conversão de indecisos (que, em inícios de corrida eleitoral, podem significar uma oferta de 60% de eleitores disponíveis) e na consolidação das intenções mais firmes de votos.


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