Fazendo uma breve
reflexão sobre a importância do guia eleitoral como fonte de nutrição para uma
candidatura o senador Vital do Rêgo (PMDB–PB) revela que o tempo da campanha
não se mede mais em dias, mas em intensidade de exposição na mídia. O palanque
decisivo para ele, não é físico, mas eletrônico e virtual. Neste âmbito ele
cita o potencial da candidatura peemedebista em Campina Grande.
Segundo Vital, num país
em que 90% dos domicílios (segundo dados recentes da Datafolha) possuem
televisão, meio que é o principal canal de informação para a grande maioria dos
brasileiros, ter uma coligação como em Campina Grande sob o nome da doutora
Tatiana Medeiros que já se soma um tempo de guia com respectivamente (PMDB com
3 mim e 23 seg; PR 1 min 56 seg; PRB 39 seg; PMN 30 seg; PHS 25 seg; PTC 23 seg
e PPL 20 seg) dentre outros que se aglutinarão nos próximos dias, irá garantir
um lócus privilegiado e estratégico para comunicação com eleitores e de debate
com os adversários.
O peemedebista lembra
que o horário eleitoral ativa o eleitor para a política. “A propaganda
eleitoral tem a importante função de reduzir o custo da informação, facilitando
o acesso do eleitor comum aos temas relevantes para a decisão do voto. O
eleitor usa o horário político, motivado pela expectativa de maximizar suas
oportunidades. Assim com a propaganda as pessoas recebem informações que as
deixam mais seguras sobre a decisão e suprem uma demanda pessoal. Os eleitores
ainda buscam, na propaganda, argumentos que possam ser usados nas conversas do
cotidiano, pois a política, no período eleitoral, faz parte dos assuntos que
são debatidos em bares, no ponto de ônibus ou em conversas de colegas de trabalho
e vizinhos. Ela, dessa forma, supre também uma demanda de interação social”
afirma Vital.
E pra quem acha que
tempo de televisão não é importante o senador cita que nas eleições de 2008, em
20 das 26 capitais brasileiras venceram os candidatos a prefeito que detinham
um grande guia eleitoral. Ou seja, em 77% dos casos ganharam os que tiveram
mais espaço para expor suas qualidades. “Não se concebe mais uma campanha
eleitoral feita ao acaso, da forma antiga, sem pesquisa, estratégia, informação
e produção publicitária especializada. A campanha moderna requer informações
confiáveis e uma estratégia eficaz” garante o congressista.
Vital do Rêgo observa
por fim que a campanha na TV é fundamental também na conversão de indecisos
(que, em inícios de corrida eleitoral, podem significar uma oferta de 60% de
eleitores disponíveis) e na consolidação das intenções mais firmes de votos.
Acesse:
www.senadorvitaldorego.com.br
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