segunda-feira, 4 de junho de 2012

PROERD DO 6º BPM PARTICIPA DO DIA MUNDIAL CONTRA O TABACO


No dia 31/05 (quinta), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) do 6º Batalhão da PM, com sede em Cajazeiras-PB, realizou na Praça da Prefeitura Municipal da cidade uma manhã de mobilização em prol da Campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS), do “Dia Mundial Contra o Tabaco”.

No evento, a equipe, chefiada pelo Sargento Iranilton, também demonstrou a importância do PROERD no contexto da sociedade atual, para o que foi realizada exposição de livros, camisas, bonés, banners e periódicos em relação ao uso abusivo das drogas e similares.

Entre os problemas causados pelo tabaco, pode-se citar o fato de que produz um índice alto de mortalidade e morbidade. Observe-se que o tempo prolongado entre a exposição ao uso do tabaco e a dependência à nicotina e posteriormente as consequentes doenças e morte, faz com que as pessoas não dêem a devida atenção a este grave problema, ademais para o fumante passivo (quem não é fumante, mas inala a fumaça tóxica por estar na presença do usuário do tabaco).

Várias membros da sociedade civil organizada se fizeram presentes à mobilização do PROERD do 6º BPM, participaram e parabenizaram a equipe pelo evento.


O PROERD tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Nos dias atuais, o programa está presente nos cinquenta estados americanos e em cinquenta e oito países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rido de Janeiro, e desde 2002 se encontra em todos os estados.
Na região de Cajazeiras, o PROERD é coordenado pelo Tenente-Coronel Ronildo, que é também Comandante do 6º BPM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário