quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vital lamenta insensibilidade de governo em reconstruir torre da igreja Matriz de Sousa

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou nesta quarta-feira (02) a falta de sensibilidade do governo do Estado em reconstruir a torre matriz da igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Sousa.

Para Vital é inconcebível que uma obra de tamanha importância para a comunidade católica do Sertão tenha passado tanto tempo sem que o governo sinalize com a boa vontade de realiza-la. “É lamentável que o governo tenha abandonado uma obra tão importante como essa e de grande valor para o povo de Sousa” lamentou.

O parlamentar disse que estava solidário com o povo de Sousa e com o padre José Milton Alexandre atual administrador paroquial que na última sexta-feira manifestou a sua indignação e do povo em geral da cidade quanto a não conclusão da reforma das torres.

Vital ressaltou que por conta da não reconstrução da torre a comunidade tem sido prejudicada visto que as Missas estão celebradas no salão ao lado. A igreja matriz de Sousa segundo ele é um dos patrimônios culturais do Sertão de grande valor sendo tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraiba (Iphaep).

A segunda torre direita da Igreja Nossa Senhora dos Remédios não resistiu à força das chuvas e desabou em abril do ano passado. A torre abrigava o relógio e o sino da Igreja Matriz sousense, foi ao chão durante uma chuva, soterrando a pia batismal e destruindo o terraço interior, e uma importante parte do painel central do forro, pintado no século passado pelo artista pernambucano Luís Correia, em estilo clássico, com colorido exuberante, estando o painel central maior, pintado por um casal húngaro em vias de desabamento.


A primeira torre caiu coincidentemente também em um domingo na madrugada do dia 29 de abril de 2007. As duas torres estavam com infiltração e por isso desabaram.

A centenária torre direita da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, da cidade de Sousa, foi erguida a partir do ano de 1814, com traços de arquitetura barroca, por iniciativa do então vigário Luiz José Correia de Sá.

Vale dos Dinossauros - Recentemente Vital do Rêgo também manifestou a sua preocupação em relação do Vale dos Dinossauros, localizado na região polarizada pela cidade de Sousa. Patrimônio histórico da humanidade o sítio arqueológico também se encontra abandonado. O parlamentar defende a revitalização do Vale, com ênfase para a exploração turística e para o estudo e pesquisa.

Concordando com o deputado André Gadelha (PMDB), Vital  disse que o Vale dos Dinossauros tem um enorme potencial turístico e histórico, mas a Paraíba não está sabendo aproveitar esse tesouro histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário