terça-feira, 1 de maio de 2012

Bom dia, trabalhadores/as




Bom dia, trabalhadores/as presentes, representantes das entidades sindicais; bom dia, trabalhadores do Brasil. Mais um 1º de maio chega. Costumamos passar despercebidos por essa data e geralmente só a vemos como mais um oportuno feriado. Mas qual o significado do trabalhar? Cada um de nós encara sua atividade profissional de várias maneiras. Proponho uma reflexão nesse 1º de maio: como você encara seu dia a dia no trabalho e o que ele representa em sua vida?

No dia do trabalho, os trabalhadores de qualquer especialidade são homenageados, entretanto dia de trabalho são todos os dias, hoje é o Dia dos Trabalhadores, é o Dia Internacional da Classe Trabalhadora. E é assim que proponho chamá-lo.

Para mim, a maior homenagem que devemos prestar aos trabalhadores neste dia 1º de maio é aprovar projetos de interesse do nosso povo trabalhador. Neste sentido continuo levantando importantes bandeiras no Congresso, como minha Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 478/2010, que iguala os direitos dos empregados domésticos aos demais trabalhadores urbanos e rurais. O texto revoga o parágrafo da Constituição que garante aos domésticos apenas alguns dos 34 direitos trabalhistas previstos; ou mesmo minha luta para humanizar o sistema de definição do tempo de recuperação da capacidade funcional por evidências que para mim não está na concessão de benefício, mas na hora de devolver o trabalhador ao mercado de trabalho; defendo também o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Costa Brasileira de Mar e Rio; o projeto que estabelece a redução da jornada de trabalho dos farmacêuticos; o que perdoa as dívidas dos pequenos agricultores, dentre outros, pois avalio que é no trabalho que homens e mulheres se formam e são formados, num cotidiano altamente educativo, rico em aprendizagens.

Atrás de um trabalho simples se esconde a sensibilidade dos gestos, das palavras, do cuidado, das tensões, das pressões internas e externas e das estratégias. É um saber fazer recheado de inteligência e subjetividade. Uma realidade também coletiva, onde deparamos com modelos contraditórios e aprendemos a arte de conviver.

Desejo a vocês leitores um ótimo 1º de maio! Muitas realizações e transformações positivas em seu universo de trabalho! O dia é muito mais que um simples feriado. O trabalho é muito mais que uma simples atividade. Que esse artigo possa contribuir para sua reflexão sobre o nosso importante papel de "agente de mudanças", nos levando a agir para que sejam criadas as condições para haver uma melhor sociedade humana, e assim, termos motivos para comemorar todo dia...

Com esse compromisso deixo um grande abraço fraterno, a todos os trabalhadores (as) do Brasil,


Senador Vital do Rêgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário