quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PM faz demonstração na praça Coração de Jesus de como será usada as pistolas Taser. Veja Video:

A Polícia Militar através do 6° BPM realizou no início da noite dessa quarta-feira (08/02), uma demonstração da pistola Taser que será utilizada no policiamento de Cajazeiras e região. A demonstração aconteceu na Praça Coração de Jesus no centro da cidade. Policiais da capital João Pessoa, através do capital Carlos estiveram durante a semana realizando treinamento no 6° BPM.
O Governo Federal adotou o uso de pistolas Taser, que são armas de eletrochoque, distribuídas para polícias de vários estados brasileiros.
Como funciona?
A Taser é fabricada pela empresa Taser International, e possui um mecanismo de disparo similar ao das armas de ar comprimido. Assim que se pressiona o gatilho, a arma aciona um cartucho de gás nitrogênio, que se expande e gera pressão para que eletrodos sejam lançados na direção desejada. Esses eletrodos estão ligados à arma por fios condutores isolados, e possuem ganchos que facilmente agarram nas roupas. Basta os eletrodos se prenderem para que a corrente elétrica seja transferida dos fios ao agressor.

Os impulsos elétricos transmitidos são da ordem de 50.000 volts, e afetam o sistema nervoso central do indivíduo, prontamente imobilizando-o, fazendo com que ele fique na posição fetal. Ao atingir a vítima, os eletrodos disparam uma descarga de 5 segundos. Após isso, caso o operador permaneça com o dedo no gatilho, uma descarga é liberada a cada 1,5 segundo.
O alcance máximo da arma, a depender do cartucho utilizado, é de aproximadamente 10,6 metros (comprimento do fio da M26), e após um disparo, os fios tem que ser recolhidos para que a arma seja novamente utilizada. Os 50.000 volts citados, são gerados por 8 pilhas AA de 1,2 volts, através de condensadores e transformadores que a arma possui. O fabricante informa que todas as armas possuem uma memória digital que armazena a data e a hora dos 585 últimos disparos, além de expelir confetes identificadores com o número serial do cartucho no momento do disparo.
Redação Portal CZN

Nenhum comentário:

Postar um comentário