terça-feira, 1 de novembro de 2011

Senador Vital do Rêgo analisa politica de turismo aplicada na Paraíba e mostra suas ações para o setor

 

Um dos segmentos que mais cresce no Brasil é o turismo. Basta ver o sucesso estrondoso do Maior São João do Mundo, que no mês de junho, abre divisas, gera emprego e renda para mais de 12 mil pessoas e aquece a economia de todo o Estado da Paraíba, sendo reconhecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no quarto lugar entre as 50 festas mais notáveis do País. Atento a essa indústria e preocupado em valorizar os potenciais turísticos da região, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), recebeu com atenção as declarações da gestora de turismo do Sebrae - Paraíba, Regina Amorim de que a estrutura atual do Estado trava o recebimento de eventos de grande porte.

De acordo com Regina Amorim, vários encontros nacionais que poderiam estar sendo realizados na Paraíba, estão impossibilitados devido à falta de apoio dos órgãos públicos, a exemplo da PBTur. “Eles buscam espaço em um mercado que tem potencial para crescimento, mas que precisa de estrutura adequada para atrair esses eventos. Daqui a três anos teremos Copa do Mundo, e cidades como Recife e Natal receberão jogos. Imagine a quantidade de eventos que podemos ter nesse período”, afirmou.

Sabedor da importância dos investimentos neste setor Vital que é titular da Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 (CDRCOO), e vem ao longo da sua vida pública valorizando os profissionais deste ramo, a exemplo do projeto de lei no Senado que propôs a regulamentação da profissão de Agente de Turismo.

Vale ressaltar que o senador peemedebista Vital do Rêgo já reconhece a importância desses profissionais, visto que há vários anos desenvolve uma ação de divulgação do Maior São João do Mundo via Abav (Associação Brasileira de Agente de Viagem) nacional e regional. “Cabe a esses profissionais a promoção dos nossos eventos turísticos de maior relevância. Então, somos gratos e nada mais justo que valorizar essa categoria”, comentou.

Recentemente Vital (PMDB-PB), comentou os dados lançados a mídia, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo (MTur), que apontou que em agosto mais de um terço dos brasileiros (33,7%) pretendiam fazer pelo menos uma viagem nos seis meses seguintes, tendo o Nordeste como destino preferencial.
Vital do Rêgo destaca alguns dos pontos positivos do levantamento mensal da FGV como a série ‘Sondagem de Expectativa do Consumidor e Intenção de Viagem’, onde mostra que 71,2% dos brasileiros preferem os destinos nacionais. “O Nordeste lidera a preferência dos brasileiros que pretendem viajar dentro do país. Entre os que escolhem os destinos turísticos brasileiros, 48,9% afirmaram que querem viajar para estados nordestinos. As regiões Sul (21,5%) e Sudeste (15,8%) ficaram com o segundo e terceiro lugares da preferência do público respectivamente. Daí a importância de se ter uma política de turismo de eventos consolidada no Nordeste, em especial na Paraíba”, afirmou.

No mês passado o senador participou de audiência com o presidente da Embratur, Flávio Dino, com o objetivo de pleitear investimentos turísticos da Embratur na promoção do destino turístico Paraíba. Na oportunidade, o senador Vital lembrou do potencial turístico que a Paraíba tem a oferecer aos brasileiros e turistas internacionais. “Solicitei à Embratur que olhe especialmente para o estado da Paraíba que possui diversos pontos turísticos a serem explorados pelos turistas de outros estados e regiões brasileiras. Destaco também, que a Paraíba pode concorrer com mercados turísticos internacionais, como por exemplo, atrair o fluxo de turistas que saem da Florida nos Estados Unidos em direção ao Caribe. A Paraíba pode certamente atrair esse fluxo com suas belezas naturais e o clima tropical que prevalece em nossa região”, disse Vital do Rêgo.

O presidente da Embratur viu de forma bastante positiva os pleitos levados pelo senador Vital do Rêgo e se comprometeu a lutar pela divulgação do turismo na Paraíba. “Vejo com bons olhos o pleito do senador Vital e buscarei esforços para fazer um trabalho de divulgação da Paraíba em território nacional e internacional também. Sem dúvida a Paraíba entrará de vez nos roteiros internacionais de viagem”, avaliou Dino.

Vital do Rêgo ressaltou ainda que vai procurar a PBTUR para que ela também possa se envolver e reforçar a ação promocional a ser executada pela Embratur. A iniciativa visa impulsionar a economia paraibana e do nosso país também, contribuindo assim, para a geração de empregos diretos e indiretos. “A Paraíba tem um potencial turístico fantástico. Temos que mostrar ao Brasil e ao mundo todas as riquezas do nosso estado”, disse o senador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário