quinta-feira, 2 de maio de 2013

Programação do Centenário de Pedro Gondim começa a ser definida pela família do ex-governador paraibano




A programação do centenário de nascimento de Pedro Moreno Gondim começou a ser definida pela família nesta quarta-feira, dia 1º de maio, data que marca o 99º aniversário do ex-governador paraibano. Na última segunda-feira (29), o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), um dos netos de Pedro Gondim, esteve reunido com o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano – IHGP, Joaquim Osterne Carneiro.

O IHGP será o responsável pela programação, que marcará o centenário de nascimento do ex-governador. Neste primeiro contato, de acordo com o senador Vital, ficou definido que a programação terá uma série de exposições, palestras e homenagens, retratando a história do político e líder Pedro Moreno Gondim.

Durante o encontro, foi indicado o nome do jornalista Nelson Coelho, que vai coordenar os trabalhos da equipe responsável pela definição da programação. De acordo com Vital, tanto Nelson Coelho, que acompanhou Pedro Gondim em sua trajetória, quanto o IHGP farão um minucioso trabalho de resgate da vida do político paraibano.

História - Segundo Vital, Pedro Gondim foi insuperável “como homem, como cidadão e como político”. Ele disse que recebeu do avô um aprendizado “muito mais efetivo e fecundo para as minhas atividades, como homem público, e para a minha vida, como cidadão. Sua memória é materializada todos os dias quando encontro com o povo. Dos mais fecundos intelectuais da Paraíba ao mais humilde cidadão”.

Para o Senador, a experiência de Pedro Gondim se propaga dia após dia “e eu me incluo como um aprendiz permanente dele. Pedro Gondim foi único em todos os sentidos. Talvez pela sua luminosidade espiritual Deus tenha reservado um lugar próximo de Si, cuja luz o seu espírito irradia a todos os paraibanos”.

Vital disse que guarda do avô um sentimento de saudade permanente. “De sua forma carinhosa, corajosa, dedicada, com a qual produzia fatos e determinava soluções. Ele foi um desses homens que nós, mortais, gostaríamos de ver imortal fisicamente. Mas sua história e memória, cuja síntese, na década de 60, marcou sua trajetória, na celebre campanha do ‘O Homem é Pedro’ fica como ensinamento para todos nós, familiares e cidadãos deste país”.

Aprendizado - Para Veneziano Vital do Rêgo, o avô foi um grande homem, político e cidadão. “Ele nos ensinou muito do que hoje somos. Tivemos com ele um forte aprendizado. Não só para a vida pública, mas para a nossa vida como cidadão. Lembro da forma carinhosa com a qual tratava as pessoas. Não só a nós, familiares, mas a todos, indistintamente”.

Segundo Veneziano, a trajetória política de Pedro Gondim é marcada até hoje, quando vem à lembrança a memorável campanha da década de 60, quando a Paraíba inteira afirmava: ‘O Homem é Pedro’. “Posso dizer que Pedro Gondim nos deixou um ensinamento muito forte: o de que devemos sempre pensar no bem estar do próximo, do cidadão, fazer o que de melhor pudermos pelos nossos irmãos”.

Para Veneziano, Pedro Gondim foi um político que deixou marcas indeléveis no coração dos paraibanos e que contribuiu efetivamente para o desenvolvimento do estado, ao desenvolver uma grande administração voltada para os movimentos sociais. “Ele dinamizou a agricultura, impulsionou o comércio, implantou novas indústrias e investiu em projetos culturais”, disse.

Veneziano disse que o avô “era um homem de coragem, determinado, que não sabia recuar diante do que se apresentava como dificuldade ou adversidade. Era um humanista no trato com as pessoas, deixando escapar, facilmente, sua sensibilidade e solidariedade. Tinha o dom da palavra, falava com ternura e determinação ao mesmo tempo”.

Para Veneziano, Pedro Gondim era “um homem de visão moderna, que sabia administrar olhando para o futuro. Ele deu ênfase, em seu governo, às artes, à educação, à cultura. Do mesmo modo, buscou reduzir a desigualdade social, através de iniciativas louváveis na área social. Era, também, um homem de muita fé, leal, parceiro, amigo. Um exemplo a ser seguido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário