terça-feira, 30 de abril de 2013

Vital analisará na CAE proposta que concede isenção do IPI na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos agrícolas



Baseado nas medidas apresentadas pela presidente Dilma Rousseff no Plano Brasil Maior – programa de estímulo à competitividade da indústria brasileira por meio de desonerações de tributos e políticas cambiais o senador Vital do Rêgo (PMDB) revelou estar esperançoso de que o Senado aprove a proposta que concede isenção do IPI na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tratores e caminhões novos destinados exclusivamente ao uso na agricultura familiar.
Como membro titular da Comissãode Assuntos Econômicos (CAE) o senador Vital destaca que a comissão irá debater nesta terça-feira (30) às 10h a proposta que concede isenção do IPI na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tratores e caminhões novos destinados exclusivamente ao uso na agricultura familiar.

Segundo ele, apesar do crescimento econômico neste ano ainda não ter apresentado uma alta significativa, as desonerações de tributos, manutenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) baixo sobre material de construção e máquinas e equipamentos para a produção, além de caminhões e veículos comerciais leves apoiadas pelo senador, vão refletir ainda no primeiro semestre de 2013.
“Tanto eu, como 44% dos brasileiros entrevistados em recente pesquisa do Datafolha, acreditam que a economia vai melhorar. Acredito que o Plano Brasil Maior irá iniciar o enfrentamento da apreciação cambial, de avanço do crédito e aperfeiçoamento do marco regulatório da inovação, além de fortalecer a defesa comercial e ampliação de incentivos fiscais e facilitação de financiamentos para agregação de valor nacional e a competitividade das cadeias produtivas”.
No Senado Vital está empenhado em buscar formas de desburocratizar o processo produtivo do nosso Brasil e gerar mais renda e empregos para os brasileiros ele cita como algumas de suas alternativas a desoneração da folha de pagamento, uma reforma tributária a definição da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) via lei complementar. Outra alternativa já defendida desde a época que Vital era deputado federal é no que tange sobre o Imposto sobre Propriedade Industrial (IPI) que deveria também segundo Vital do Rêgo, limitar-se a produtos supérfluos, como bebidas alcoólicas, cigarros, jóias e automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário