quinta-feira, 11 de abril de 2013

No Dia Mundial da Doença de Parkinson senador revela que o Brasil já produz medicamento para esta enfermidade


Nesta quinta-feira (11) de abril Dia Mundial da doença de Parkinson o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lembra que desde janeiro , portadores do mal de Parkinson tem medicamento com fabricação registrada pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A conquista veio devido à intensa articulação do Senado Federal junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo Vital, foi liberado que a fundação possa produzir no Brasil o medicamento Pramipexol, para mal de Parkinson. Por meio da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), o governo federal vem fortalecendo a indústria farmoquímica brasileira. Com isso, desde novembro de 2011, o laboratório alemão Boehringer Ingelheim - detentor da patente do medicamento – assinou acordo com a Farmanguinhos para transferir a tecnologia para o desenvolvimento e fabricação do produto no País.
Para o vice-diretor de Gestão Institucional da Farmanguinhos, Jorge Mendonça, o acordo prevê um prazo máximo de cinco anos para a transmissão completa de tecnologia dentro da indústria nacional. Nos três primeiros anos, o remédio será comprado da indústria alemã, mas terá a marca da Farmanguinhos. Nos dois últimos anos do contrato, 50% da produção será adquirida e outros 50% serão produzidos na unidade.
Vital discursandoDe acordo com Vital, atualmente os medicamentos para o tratamento da doença são subsidiados pelo Ministério da Saúde por meio de repasse financeiro. No ano passado, foram investidos aproximadamente R$ 37 milhões aos estados para atender à demanda por Pramipexol. “Além da nacionalização do medicamento, a iniciativa influencia na redução de despesas com a compra do medicamento. A partir desta ação, a expectativa é que haja uma redução de no mínimo 20%, e, no final do processo, a redução seja em torno de 30%.”
Mal de Parkinson
O mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central e um dos problemas neurológicos mais comuns da atualidade. De acordo com a Fiocruz, estima-se que existam de 100 a 200 casos para cada 100 mil habitantes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 1% da população acima dos 65 anos de idade sofre com a doença, que geralmente surge a partir dos 50 anos de idade. Hoje, estima-se que 400 mil brasileiros tenham Parkinson. Os principais sintomas são: tremor de repouso, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e alteração no equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário