sábado, 2 de março de 2013

Vital do Rêgo busca ampliar nas universidades política de capacitação para o setor de softwares no Estado







O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) destacou na manhã desta sexta-feira (01) que foi firmado parceria entre uma empresa produtora de chips e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) para um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de R$ 300 milhões nos próximos cinco anos, em onde a empresa pretende financiar pesquisas em universidades brasileiras na área de TI para os setores de educação, energia e transporte. O peemedebista ressaltou o potencial dos estudantes e professores do curso de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).



A ação está alinhada ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior). O foco será no desenvolvimento de soluções de software, tais como ferramentas de visualização e simulação para a extração de petróleo na camada pré-sal, aplicações educacionais, computação de alto desempenho, tecnologias para emplacamento eletrônico de carros e soluções baseadas em tecnologias de ponta com o objetivo de aumentar a eficiência na gestão de trânsito de passageiros e carga, além de soluções de segurança.

Para Vital, além de ampliar de forma significativa sua atuação na área de software e serviços no país, a empresa irá colaborar com universidades brasileiras para a renovação dos currículos dos cursos de ciência da computação e desenvolvimento de software, bem como para possibilitar o acesso de pesquisadores a laboratórios de computação de alto desempenho. “A expectativa é mobilizar até 300 pesquisadores, entre colaboradores, pesquisadores de universidades e bolsistas. Ressaltei ao o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp o potencial dos integrantes do curso da UFCG.” Dentro da chamada, a ser lançada neste ano, estão previstos recursos de R$ 8 milhões, voltados também a outros empreendimentos alinhados ao TI Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário