sábado, 6 de outubro de 2012

Com registros impugnados Fichas Sujas começam a apresentar os “substitutos”


Faltando apenas dois dias para a realização das eleições municipais em todo Brasil, os candidatos “Fichas Sujas”barrados pela justiça eleitoral, partem para os planos B, que é colocar um candidato de última hora para substituí-los.
Como é o caso do ex-governador do estado de Alagoas Ronaldo Lessa, que teve seu registro de candidatura impugnado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ter sido enquadrado na lei da Ficha Limpa, e já apresentou seu substituto que será o presidente do PDT Jurandir Boia, a disputa da prefeitura de Maceió.
Só na Paraíba são 224 candidatos nessas condições que deverão apresentar até este sábado (06) nomes para substituí-los, depois de alimentarem e afirmarem para os eleitores que seriam candidatos.
Os que não preparam os seus segundos planos ou que não tiveram seus recursos julgados no TSE até então, poderão disputar a eleição sub judice, mas correndo o risco de serem vitoriosos nos pleitos e não assumirem os cargos, caso venha a ter o registro negado pela maior corte eleitoral do país após as eleições.
A grande artimanha desses candidatos, é que conseguiram manter seus números e fotos, diante o acúmulo de processos nos tribunais em decorrência da lei da Ficha Limpa ter entrado em vigor somente para as eleições deste ano.
Os candidatos considerados fichas sujas pela justiça eleitoral, estão inelegíveis por oito anos a partir das suas condenações, não podendo concorrer a qualquer cargo público.
A lei da Ficha Limpa surgiu de um movimento popular, apoiado por entidades sociais importantes como a OAB, CNBB e outras, colhendo cerca e um milhão e meio de assinaturas em todo país. O idealizador do projeto foi o juiz de direito do estado do Maranhão Marlon Reis.
Blogdofurao.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário