terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vital volta a defender Tropas Federais para eleições de CG e lamenta abusos de CPTran em carreata de sábado




Diante do visível abuso de poder por parte de órgãos de segurança do Estado na carreata  da Vitória, realizada no último sábado em Campina Grande, pela Coligação Campina Segue em Frente, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), voltou a defender a necessidade da presença das Tropas Federais para garantir a tranquilidade nas eleições municipais na cidade.
Segundo Vital, a presença do Exército dará a segurança que o pleito exige, permitindo a população votar em paz sem o risco de ter cerceado o livre direito de exercer a democracia. Vital que desde o começo da campanha solicitou a Justiça Eleitoral que aprovasse a convocação das Tropas Federais para a cidade, reformou que mais de que nunca, com as proximidades do dia 7 de outubro, e o acirramento do pleito, se faz necessário a presença do Exército nas ruas.
O senador disse que ficou estarrecido com as cenas de abuso que testemunhou sábado na carreata da Coligação Campina Segue em Frente que tem como candidata a Prefeita a médica Tatiana Medeiros (PMDB). Durante o evento que contou com mais de dois mil carros e 3 mil motos, um “festival de multas” foi promovido pelos agentes da CPTran.
Ao final da Carreata, Vital e o prefeito Veneziano denunciaram o abuso durante discurso e disse que iria acionar o Jurídico da coligação para dar apoio na defesa das multas. “A Paraíba tem um governador que faz tudo contra Campina. O que vimos na carreata foi uma arbitrariedade, um abuso de poder, que nós vamos questionar”, afirmou o Prefeito.
Conforme descreveu o senador, os agentes da CPTran ficaram situados, estrategicamente, nas esquinas. Visivelmente, eles não orientavam os motoristas, mas, com pranchetas nas mãos, anotavam só as placas dos carros.
Vital e Veneziano revelaram que muitos agentes vieram ao seu encontro, pedir desculpas pelo que estavam fazendo, mas dizendo ser fruto de uma ordem superior, para multar a maior quantidade possível de carros.
O senador observou que apesar da grandiosidade – foi a maior carreata da história de Campina Grande, não foi registrado qualquer incidente que justificasse os abusos dos órgãos oficiais do governo. “O que vimos nas ruas foi uma grande festa cívica, pessoas de carro, de moto e até à pé, um grande exército vermelho nas ruas, que terminou com um gigantesco comício no bairro das Malvinas. Não houve uma só batida”, disse Vital.
O senador lamentou a truculência, não dos agentes, porque estes receberam ordens superiores, ou uma ‘determinação expressa, como um deles me alou’, mas do comando da CPTran, que, com uma posição nitidamente política, agiu ontem para constranger as pessoas que participaram da carreata.
Diante dos abusos  Vital do Rêgo disse que vai denunciar o caso ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB e ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE, mostrando a necessidade do envio de Tropas Federais para garantir a equidade do pleito. “A atuação da CPTran ontem foi uma clara demonstração do partidarismo da força policial. Há uma politização dos órgãos estaduais de segurança, sob o comando de um governador que é contra Campina e tudo fará para eleger seu candidato na cidade”lamentou.
Para Vital, a presença do Exército é fundamental para garantir a tranquilidade no pleito. Segundo ele, desde 2004 a cultura de alguns eleitores campinense que estavam acostumados a atos ilegais na semana derradeira está mudando e isso se deve em muito a fiscalização mais ostensiva das tropas federais em Campina.
Vital do Rêgo assegura que com a presença da força federal estará garantida a liberdade do voto, a verdade das urnas, os fundamentos da democracia e as inspirações da República.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) já julgou procedente, o pedido de envio de tropas federais para o município de Campina Grande durante as eleições municipais deste ano. O pedido foi aprovado, por unanimidade, na sessão do Pleno. Agora, será remetido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terá a decisão final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário