quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vital do Rêgo elogiou CRM-PB por defender profissionais do Hospital de Patos recentemente interditado



Senador cobra do Estado soluções imediatas aos problemas constatados pelo CRM-PB na unidade hospitalar


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) elogiou a postura do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), que pediram a interdição do Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos, devido a falta de médicos em escalas de plantão, deficiências na estrutura física e superlotação de pacientes em leitos e corredores, o CRM-PB enviou um ofício ao secretário estadual de Saúde, Waldson de Souza, relatando a situação crítica do hospital.

Para Vital do Rêgo, o CRM-PB agiu no seu papel quando teve a sábia preocupação de querer saber as reais condições desta unidade hospitalar. A escassez de médicos no Hospital Regional de Patos se daria, segundo o CRM, por alguns motivos dentre eles, os médicos não quererem mais cumprir a escala extra de plantões por não concordarem com a remuneração inferior à que é oferecida nos hospitais de porte semelhante em Campina Grande e João Pessoa. Além do problema no corpo médico, a crise também atinge a equipe de enfermagem. Nos últimos dias, o Conselho Regional de Enfermagem também fiscalizou o hospital para verificar a dimensão das deficiências no ato de enfermagem e há também possibilidade de interdição do corpo de enfermagem. A fiscalização no Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos, foi determinada pela promotora de Justiça da Comarca de Patos, Edivane Saraiva de Souza, no final do mês de maio.

“A interdição ética recomendada pelo Conselho no caso do hospital Regional de Patos decorre do fato de inexistirem condições mínimas para o exercício da medicina no local. A par de sua deficiente estrutura física e de sua superlotação, a escala de plantões apresenta grandes lacunas, especialmente nos finais de semana, o que compromete seriamente o atendimento à população daquela região”, disse o presidente do CRM-PB, João Medeiros.

Na condição de médico, e membro da Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde no Senado Federal, Vital disse ser conhecedor da atuação do CRM paraibano que tem agido como órgão fiscalizador, procurando sempre dar apoio ético e logístico aos seus profissionais.

Vital também acentuou que o papel do Conselho é mesmo o de denunciar as péssimas condições de trabalho e de remuneração, bem como os sérios riscos a que estão expostos cotidianamente os médicos que prestam serviço na rede pública estadual da Paraíba.

Preocupado com a população que sofre com os problemas instalados na saúde, o senador se comprometeu em continuar lutando em Brasília por recursos que visem melhorar o setor, e assim, garantir uma assistência digna aos paraibanos.


Acesse: http://www.senadorvitaldorego.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário