quinta-feira, 14 de junho de 2012

No Dia Mundial do Doador de Sangue, Vital do Rêgo pede colaboração




Projeto de Lei relatado pelo senador estimula doação de cordão umbilical


No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado nesta quinta-feira (14), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) pede que mais pessoas em todo o mundo tomem a decisão de se voluntariar como doador e salvar vidas. O parlamentar ressaltar levantamento recente da OMS (Organização Mundial da Saúde) onde destaca que no Brasil, só 1,9% da população doa sangue regularmente.

Dados da OMS mostram um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Dos 80 países com baixas taxas de doação de sangue (menos de dez doadores para cada mil habitantes), 79 são nações em desenvolvimento.

De acordo com Vital, a doação de sangue beneficia mulheres com complicações durante a gravidez e durante o parto; crianças com anemia severa em resultado de malnutrição e malária; pessoas com graves traumas provocados por acidentes; e pacientes com câncer e que passam por algum tipo de cirurgia. “A decisão de doar sangue pode salvar diversas vidas, uma vez que componentes como as células vermelhas, as plaquetas e o plasma são separados e direcionados para pacientes com complicações distintas de saúde”, ressalta.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar 50 kg, estar bem alimentado, não beber socialmente nas últimas 12 horas e se exceder, esperar 48 horas. Se for tomar a vacina da gripe é importante fazer a doação de sangue primeiro e vacinar depois, caso contrário, ficará inapto por quatro semanas após a vacina para poder doar sangue novamente.

Em lembrança a esta data, o senador peemedebista reforça a importância da aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS 299/2010) ao qual é relator e institui a Semana Nacional da Doação de Cordão Umbilical. O projeto estipula que a data seja comemorada anualmente a partir do dia oito de outubro com o objetivo de estimular a doação. A escolha do dia marca a realização, em 2004, do primeiro transplante de medula óssea com sangue de cordão umbilical de doador brasileiro. “Como o sangue do cordão umbilical constitui importante fonte de células-tronco para esses transplantes, o estímulo à sua doação contribuirá para aumentar a disponibilidade de doadores e o número de transplantes,” avaliou o senador Vital do Rêgo, que é bacharel em medicina.


Acesse: http://www.senadorvitaldorego.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário