domingo, 21 de julho de 2013

Vital analisará projeto que exige análise mais rápida de prisão preventiva para agressor de mulheres



Proposta partiu da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) da Violência contra a Mulher


Apoiador de leis de enfrentamento à violência contra a mulher e a autonomia feminina, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) promete analisar na volta do recesso o PLS 294/2013, que propõe agilizar a prisão preventiva do agressor (nos casos de violência doméstica em que a mulher e os filhos são encaminhados a casas-abrigo) e, assim, evitar que as vítimas fiquem "confinadas" no abrigo.

Segundo Vital a proposta que partiu da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) da Violência contra a Mulher, do qual a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) integra pretende alterar o artigo 20 da Lei Maria da Penha, determina que o encaminhamento da vítima ao abrigo seja comunicado a um juiz e ao Ministério Público em até 24 horas, para que seja feita a "análise imediata" dos requisitos para a prisão preventiva.

Na justificativa do projeto, a CPI, além de enfatizar que nesses casos os agressores muitas vezes ficam soltos sem que ocorra a análise judicial de uma eventual prisão preventiva, ressalta que as vítimas "ficam custodiadas em estabelecimentos governamentais secretos, afastadas de sua rotina, proibidas de trabalhar e estudar, obrigadas a receber visitas em dias predeterminados".

Tal situação, alerta a comissão, retira as vítimas e suas famílias do convívio social e privilegia os agressores. A proposta, que começou a tramitar no Senado esta semana, é um dos 14 projetos que a CPI propôs em seu relatório final, no início do mês.

Segundo a senadora Ana Rita (PT-ES), apesar das dificuldades para a apuração de dados, estima-se que a cada 24 segundos uma mulher é agredida e, a cada duas horas, uma é assassinada no país. Também se estima que, nos últimos 30 anos, cerca de 92 mil brasileiras perderam a vida de forma violenta.


Acesse: www.senad

orvital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário