sábado, 13 de outubro de 2012

Senador Vital destaca papel de Ulysses Guimarães no fortalecimento da democracia brasileira




Sessão solene no Congresso vai lembrar a trajetória de Ulysses Guimarães

Nascido na vila de Itaqueri da Serra, hoje distrito do município de Itirapina, que na época era parte do município de Rio Claro, no interior de São Paulo, Ulysses Silveira Guimarães exerceu papel fundamental na política brasileira, principalmente na elaboração da Constituição de 1998. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), explicou que próxima segunda-feira (15) de outubro completa 20 anos, da morte do político paulista, que foi parlamentar por mais de quatro décadas e se destacou na luta pela redemocratização do País.
Segundo ele, Ulysses Guimarães é considerado um dos maiores representantes na busca pela democracia do Brasil. Vital lembra que foi o trabalho do então deputado que juntamente com outros parlamentares a exemplo do saudoso tribuno Vital do Rêgo que permitiram criar a Constituição brasileira com maior legitimidade popular. “Isso mostra como Ulysses Guimarães e outros a exemplo de meu pai trabalharam pelo Estado de Direito. Como políticos, fazem falta no Brasil”, afirmou.
Vital considera justíssima a homenagem que o Congresso Nacional realizará, na segunda-feira (15), uma sessão solene para relembrar a vida e a trajetória política de Ulysses Guimarães. Deputado por 11 mandatos, Ulysses presidiu a Assembleia Nacional Constituinte responsável pela elaboração da Constituição de 1988. Um dos trabalhos mais difíceis de Ulysses durante a Constituinte foi conseguir conciliar as diversas tendências políticas. Esse papel, que ele aprimorou negociando entre as correntes do Movimento Democrático Brasileiro (o MDB, que se tornou PMDB em 1980), foi exercido por Ulysses durante toda a sua trajetória.
Ulysses morreu em um acidente de helicóptero no litoral de Angra dos Reis (RJ), em 12 de outubro de 1992, junto com a esposa, dona Mora; o ex-senador Severo Gomes e sua esposa; e o piloto. O único corpo nunca encontrado foi o de Ulysses.
O senador Vital do Rêgo reproduz um poema no qual o eterno Ulisses revela um pouco de como a política brasileira deve ser exercida, ao qual se insere ao longo de sua vida pública:
“…Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Sejamos fiéis ao evangelho de Santo Agostinho: ódio ao pecado, amor ao pecador. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida…”
Ulysses Guimarães
4 de março de 1985

Biografia
Foi professor durante vários anos na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, onde veio a se tornar professor titular de Direito Internacional Público. Exerceu profissionalmente a advocacia, especializando-se em Direito Tributário.
Foi eleito deputado estadual, por São Paulo, à Constituinte de 1947. A partir deste momento, não deixaria mais a política, elegendo-se deputado federal pelo Estado, por onze mandatos consecutivos, de 1951 a 1995 (não tendo terminado o último mandato). Assumiu a pasta do Ministério da Indústria e Comércio no gabinete Tancredo Neves, durante a curta experiência parlamentarista brasileira (1961-1962).
À frente do partido, participou de todas as campanhas pelo retorno do país à democracia, inclusive a luta pela anistia ampla, geral e irrestrita. Com o fim do bipartidarismo (1979), o MDB converteu-se em Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do qual seria presidente nacional.
Junto com Tancredo Neves, Orestes Quércia e Franco Montoro, Ulysses liderou novas campanhas pela redemocratização, como a das eleições diretas, popularmente conhecidas pelo slogan: Diretas Já.
Exerceu a presidência da Câmara dos Deputados em três períodos (1956-1957, 1985-1986 e 1987-1988); presidindo a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987-1988. A nova Constituição, na qual Ulysses teve papel fundamental, foi promulgada em 5 de Outubro de 1988, tendo sido por ele chamada de Constituição Cidadã, pelos avanços sociais que incorporou no texto.
Faleceu em acidente aéreo de helicóptero, ao largo de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1992, junto à esposa D. Mora, o ex-senador Severo Gomes, a esposa deste e o piloto. O corpo de Ulysses foi o único que nunca foi encontrado. Em sua homenagem o PMDB criou a Fundação Ulisses Guimarães que atual ao longo dos anos na formação política de milhares de brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário