sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Senador Vital analisa política de turismo aplicada na Paraíba e mostra suas ações para o setor




Estudo revela que 95,4% dos turistas estrangeiros têm intenção de voltar ao Brasil


Foto: Maura Mosquera
Um dos segmentos que mais cresce no Brasil é o turismo. Basta ver o sucesso estrondoso do Maior São João do Mundo, que no mês de junho, abre divisas, gera emprego e renda para mais de 12 mil pessoas e aquece a economia de todo o Estado da Paraíba, sendo reconhecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no quarto lugar entre as 50 festas mais notáveis do País. Atento a essa indústria e preocupado em valorizar os potenciais turísticos da região, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), analisou com atenção o estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que revelou que nove entre dez turistas dos 39 mil ouvidos em 16 aeroportos do Brasil revelaram que têm intenção de voltar ao País.
Segundo Vital, os terminais em que a Fipe realizou a pesquisa respondem por 99% do fluxo internacional aéreo. O levantamento “Estudo da Demanda Internacional no Brasil”  foi encomendado à Fipe pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur e revela o perfil socioeconômico dos turistas, as características da viagem e a avaliação dos estrangeiros que visitam o Brasil sobre os serviços e equipamentos turísticos do País. “O resultado fornece subsídios para a formulação de políticas públicas, a definição de estratégias de promoção turística do País no exterior e norteia decisões empresariais do setor”, afirmou o congressista.
O estudo mostra que a viagem para o Brasil superou a expectativa para três de cada dez visitantes. Cerca de 80% dos visitantes de outros países vieram da América do Sul (48,4%) e da Europa (29,8%), com destaque para a Argentina, local de origem de cerca de 1,5 milhão dos que desembarcaram no Brasil. Os Estados Unidos são o segundo país emissor, com 594.947 mil turistas. “Com a Copa do Mundo e os festejos juninos praticamente coincidindo no mesmo período nossa meta é atrair novos mercados como a Rússia e a China. A inovação na promoção dos destinos e atrativos é fundamental para atingirmos nossos objetivos”, destaca Vital.
Outro detalhe a ser observado pelo senador paraibano é a internet que é a principal fonte de informações sobre o turismo para 32,6% dos viajantes. Desde 2005, as páginas eletrônicas são a única fonte que registrou crescimento continuado na série histórica, seguido do “boca a boca” – principal fonte para 28,5% dos entrevistados.
Serviços – Em relação aos serviços, os itens mais bem avaliados são a hospitalidade, que receberam avaliação positiva de 97,6% dos entrevistados, e a gastronomia (95%). A segurança pública (82,9% de avaliação positiva) registrou crescimento continuado desde 2006 – 76,8%.
Portanto de acordo com o senador enquanto o ministro do Turismo, Gastão Vieira, vem a público relatar que a atividade turística impacta mais de 50 segmentos da economia e é responsável, atualmente, por 3,6% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) a gestora de turismo do Sebrae – Paraíba, Regina Amorim declarou recentemente uma dura realidade de que a estrutura atual do Estado trava o recebimento de eventos de grande porte.
De acordo com Regina Amorim, vários encontros nacionais que poderiam estar sendo realizados na Paraíba, estão impossibilitados devido à falta de apoio dos órgãos públicos, a exemplo da PBTur. “Eles buscam espaço em um mercado que tem potencial para crescimento, mas que precisa de estrutura adequada para atrair esses eventos. Daqui a três anos teremos Copa do Mundo, e cidades como Recife e Natal receberão jogos. Imagine a quantidade de eventos que podemos ter nesse período”, afirmou.
Sabedor da importância dos investimentos neste setor Vital que é titular da Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 (CDRCOO), e vem ao longo da sua vida pública valorizando o potencial turístico que a Paraíba tem a oferecer aos brasileiros e turistas internacionais, a exemplo do projeto de lei no Senado que propôs a regulamentação da profissão de Agente de Turismo; dá audiência recente que teve com o presidente da Embratur, Flávio Dino,  onde obteve dele a garantia de investimentos turísticos da empresa na promoção dos destinos turísticos paraibanos; como também seu intenso trabalho junto ao ministro da pasta Gastão Vieira, na inclusão das dez cidades paraibanas entre os destinos turísticos da Copa do Mundo de 2014. “Os dados mostram que o turismo se consolida como um dos principais setores da economia brasileira, um grande vetor de geração de empregos, divisas e de diminuição das desigualdades no Brasil”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário