terça-feira, 16 de outubro de 2012

O governo do Estado precisa combater a desnutrição de maneira urgente e prioritária, afirma Vital do Rêgo




Oh, mundo tão desigual / Tudo é tão desigual / De um lado esse carnaval / De outro a fome total”. Foi com essa estrofe da música “A Novidade”, interpretada pela banda Paralamas do Sucesso, com versos de Gilberto Gil e melodia de Bi Ribeiro, Herbert Vianna e João Barone, que o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) demostrou sua preocupação  com o elevado índice de desnutrição na Paraíba que já fez 126 vitimas este ano.

Segundo Vital, dados da própria Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado apontem que existem mais de 600 mil pessoas no Estado que vivem em situação de extrema miséria, sendo que 70% dessas pessoas são crianças e adolescentes com idades abaixo dos 17 anos.

A despeito de sinceros e continuados esforços do governo federal através do programa Brasil Sem Miséria, cujos investimentos em 2012 chegarão a R$ 54 bilhões e da sua articulação disponibilizando emendas e projetos para garantir um mínimo de três refeições diárias a esses paraibanos, o senador apela que o gestor estadual difunda uma ampla campanha de divulgação dos projetos apoiados por ele e pela presidente Dilma, com intuito chegar aos locais mais distantes do Estado.

Quem concorda com o parlamentar peemedebista e a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, Cida Ramos. “Não adianta apenas existir a política pública. É preciso que a população saiba da existência desta ação”, afirmou em recente entrevista.

Desnutrição - Sem tratamento, a doença pode evoluir e até levar ao óbito, alerta a professora e médica Valderez Araújo. “Mais de 35% das crianças que sofrem desnutrição calórico-proteica grave morrem.

Fao na PB - O senador Vital do Rêgo vem defendendo a abertura de um escritório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no estado da Paraíba. Para Vital, um escritório da FAO na Paraíba serviria para enfrentar a problemática da fome da desnutrição em toda a região Nordeste. O senador disse que o próprio diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano, defende a abertura de escritórios regionais da instituição no Brasil, nas regiões Sul, Norte e Nordeste.

Na interpretação do senador, o Brasil vem enfrentando o problema da fome há décadas, movimento que ganhou força com a criação do programa Fome Zero no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo assim, ponderou Vital do Rêgo, o país ainda tem 11,7 milhões de pessoas subnutridas, 6% da população. “Se nos últimos anos tiramos da miséria 28 milhões de brasileiros, certamente haveremos de resgatar aqueles que remanescem nesta triste condição”, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário