terça-feira, 21 de agosto de 2012

Senador Vital do Rêgo é apontado pelo Diap entre os 10 políticos mais influentes do Congresso na atualidade


Senador Vital do Rêgo
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap divulgou a 19ª Rodada de Avaliação das Lideranças Parlamentares que compõem a tradicional relação dos “Cabeças do Congresso”, na qual 100 parlamentares são apontados como os mais influentes da Câmara e do Senado. A lista traz 61 deputados e 39 senadores, entre eles, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o único representante da Paraíba na lista.
Na relação dos parlamentares considerados “dez mais”, sete são deputados: Amauri Teixeira (PT-BA), Carlos Zarattini (PT-SP), Givaldo Carimbão (PSB-AL), Guilherme Campos (PSD-SP), Jilmar Tatto (PT-SP), Lincoln Portela (PR-MG) e Silvio Costa (PTB-PE). Três são senadores: Ana Amélia (PP-RS), Blairo Maggi (PR-MT) e Vital do Rêgo (PMDB-PB).
De acordo com o Diap, quatro características são valorizadas no estudo: debatedor, negociador, articulador e formador de opinião. Vital do Rêgo aparece no levantamento com estas características, mas com destaque pela capacidade de articulação.
Dentre as qualidades desse perfil, avaliadas pelo Diap, estão “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, a facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.
Segundo a pesquisa, Vital foi considerado “um parlamentar com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria o credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”. Ainda de acordo com o Diap, “os parlamentares articuladores exercem também um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões”.
E mais: “Como interlocutores dos líderes de opinião, (estes parlamentares) encarregam-se de difundir e sustentar as decisões ou intenções dos formadores de opinião, formando uma massa de apoio à iniciativa dos dirigentes dos grupos políticos a que pertencem. Normalmente, têm livre acesso aos bastidores, ao poder institucional e alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou ideológicas do grupo político que integram”.
Em 2011, Vital apareceu na lista dos “Parlamentares em Ascensão” no Congresso. Na condição de parlamentar em ascensão o Diap apresenta este ano três paraibanos: os Deputados Federais Manoel Júnior (PMDB) e Wellington Roberto (PR), além do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
“Recebo com muita alegria, mas com extrema humildade e sentimento de que estamos no caminho certo no exercício do mandato de Senador da República, conferido pelo povo da Paraíba. Pretendo retribuir com mais trabalho ainda”, destacou Vital, ao comentar a notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário