Presidente da Comissão Externa do Senado que acompanha as obras de transposição do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), chamou a atenção, nesta terça-feira (29), para o estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) sobre a previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril deste ano para todo país. Segundo o instituto, a tendência é de chuvas escassas e irregulares até o final do mês de fevereiro na Paraíba. Para os meses de março e abril, há maior probabilidade de chuvas, contudo, o prognóstico é que o volume de chuvas deve variar entre normal e abaixo do esperado.
O parlamentar paraibano, que discursou recentemente no lançamento, da campanha “SOS Seca Paraíba”. Iniciativa da Assembleia Legislativa da Paraíba, fez um relato dramático da situação dos paraibanos afetados pela longa estiagem.
Lembrou que a seca dizimou rebanho, e deixou o homem do campo em estado de calamidade. Açudes secos, gado morto e perda da lavoura foram alguns dos efeitos da seca. De acordo com o Inmet, na faixa leste do Nordeste, que compreende o litoral, o volume de chuvas deve variar entre 200 e 700 milímetros. Nesta área, a média da temperatura máxima para o trimestre é de 26º a 32º C, e a mínima é de 18ºC a 24ºC, sendo que os menores valores (18ºC) ocorrem na região central da Paraíba.
“A situação do sertanejo está dramática e por isso, precisamos dá uma resposta concreta buscando providências urgentes que não são favores”, disse. O senador lembrou que mais do que nunca, os paraibanos precisam da união da classe política para buscar ações urgentes para minimizar os efeitos da seca.
.jpg)

De acordo com o senador, Ricardo Marcelo tem sido um guerreiro que está sensível ao sofrimento do sertanejo. “Por iniciativa do deputado, a Assembleia Legislativa formou uma comissão batizada de Caravana da Seca, que percorreu o Estado e viu de perto o drama vivido pela população afetada pela seca” lembrou Vital.
Em sintonia com o discurso do senador Vital, o o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo destacou que as ações de combate à seca iniciada pelos parlamentares paraibanos conseguiram ultrapassar as barreiras da Paraíba.
Ele conclamou todo o povo nordestino, representado no evento por todos os presentes, a se unir para reforçar os pleitos do relatório que foi produzido a partir da Caravana da Seca.A solenidade de lançamento contou com as presenças de presidentes e parlamentares de Assembleias Legislativas de vários estados nordestinos. Também estiveram presentes os deputados estaduais paraibanos; a deputada federal Nilda Gondim (PMDB); o arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; entre outras lideranças políticas e religiosas.
De acordo com Ricardo Marcelo, o lançamento da campanha ‘SOS Seca Paraíba’ encerra um ciclo iniciado pela ALPB durante a ‘Caravana da Seca’, que percorreu vários municípios da Paraíba, no último mês de dezembro, e que culminará no envio de relatório e abaixo-assinado à presidente da República, Dilma Roussef (PT) e aos líderes do Congresso Nacional. A campanha ‘SOS Seca Paraíba’ tem o objetivo de contribuir para a formulação de um plano que fortaleça a agricultura, proteja os habitantes e garanta a segurança hídrica do Estado.
Acesse: www.senadorvitaldorego.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário