O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é o novo corregedor do Senado. O senador foi eleito nesta terça-feira (17), com 59 votos favoráveis e 2 contrários. Vital já esteve à frente da Corregedoria em 2011 e 2012. Com a eleição, deve ficar no cargo até o final de 2014, quando termina a atual legislatura. Os nomes dos três corregedores substitutos ainda não foram anunciados.
Entre as atribuições do corregedor está a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no Senado. É ele quem preside o inquérito em caso de delito cometido por senador dentro das dependências do Senado. Após a eleição, Vital prometeu exercer essas atribuições de acordo com o que preveem as regras da Casa.
- Quero agradecer a confiança que nossos companheiros do Senado depositam em nosso nome e renovar o compromisso de exercer, na corregedoria, o papel que me cabe à luz do Regimento Interno do Senado. Tenham todos a certeza de que serei absolutamente fiel às recomendações do nosso regimento – garantiu.
A eleição de Vital foi elogiada pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), que disse não ter entendido os dois votos contrários recebidos pelo colega e se declarou “indignado” com esses votos.
- Os dois senadores que votaram 'não' se enganaram. Não é possível votar contra um homem desses – afirmou Mário Couto, que declarou seu voto favorável.
Também declararam o voto a favor de Vital os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Luiz Henrique (PMDB-SC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário