domingo, 22 de setembro de 2013

Prefeitura de Campina Grande atrasa salários dos agentes de endemias e causa insatisfação na categoria



Os salários dos Agentes de Endemias da Prefeitura de Campina Grande referentes ao mês de Agosto estão em atraso. A denúncia partiu dos próprios agentes, que utilizaram as emissoras de rádio da cidade na manhã desta sexta-feira (20) para cobrar do Prefeito Romero Rodrigues (PSDB) um posicionamento.

Segundo a denúncia, a Prefeitura ainda não pagou os salários referentes ao mês de agosto, gerando um atraso de 20 dias na quitação da folha deste pessoal. Os agentes de combate às endemias são profissionais responsáveis pelo controle das doenças endêmicas no município e atuam diretamente nos bairros, visitando as casas, agindo no controle dessas doenças.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do município justificou o atraso por conta da renovação dos contratos dos profissionais. A assessoria prometeu regularizar o pagamento entre os dias 5 e 10 de outubro.

É de responsabilidade dos agentes de endemias vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos; além de inspeção cuidadosa em caixas d’água, calhas e telhados e a aplicação de larvicidas e inseticidas. Também é de responsabilidade desses profissionais orientar quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e o recenseamento de animais.

Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições deste profissional, um trabalhador de nível médio que teve suas atividades regulamentadas em 2006, mas que ainda tem muito o que conquistar, especialmente no que diz respeito à formação.

As.Com Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário