terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Senador garante expansão dos cursos profissionalizantes aos alunos paraibanos formados no ensino médio


Vital do Rêgo destaca que Pronatec beneficia Paraíba com seis unidades de educação profissional


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vem articulando com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante uma vertente de “novas oportunidades” para os paraibanos dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a partir do próximo ano, permitindo o acesso à educação profissional àqueles que já terminaram o ensino médio ou estejam cursando. “Vamos aumentar o número de bolsas-formação para estudantes que já concluíram o ensino médio e também para os cursos técnicos integrados à educação de jovens e adultos. Para isso, será ampliada a rede de ensino técnico a distância, com adesão do Sistema S”, garantiu o ministro.

Segundo Vital, para 2013, o Pronatec oferecerá 2.290.221 vagas a estudantes e trabalhadores em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada. O senador paraibano já garantiu ao ministro que está prevista ainda, para o próximo ano no Congresso, uma ampla discussão sobre a regulamentação do Financiamento Estudantil para Empresas (Fies-Empresa). A modalidade permitirá aos empresários financiar cursos técnicos para seus empregados.

Vital do Rêgo, já tinha o compromisso formal do Governo Federal na pessoal da Presidente da República Dilma Rousseff (PT), da criação de mais seis unidades de educação profissional na Paraíba até o fim de seu mandato. Na visão do senador, o programa destinado à capacitação técnica e profissional de jovens e adultos, já se transformou na maior iniciativa voltada para educação profissional do país. “A presidente foi muito sensível ao abraçar esse programa que garante a realização do sonho e do futuro de muitos jovens”, comentou.

Em sintonia com o pensamento de Dilma, o peemedebista que votou a favor do projeto no Senado, ressaltou que o Pronatec possibilitará que o Brasil tenha condições de aumentar a produtividade, melhorando a sua produção de bens e serviços, além de favorecer o acesso à renda e o fortalecimento do mercado interno e da indústria nacional. De acordo com o senador, o programa é uma resposta à demanda por mão de obra qualificada no país e se constituirá em um dos pilares para o desenvolvimento do Brasil.

Se reportando a Paraíba o senador destacou que o Pronatec realizará o sonho de milhares de paraibanos que vislumbram no ensino, a perspectiva de um futuro melhor. O programa coloca em operação a garantia de que o ensino médio brasileiro combine o conhecimento geral, mas também a prática específica e as qualificações necessárias para fazer frente à economia do conhecimento e à sofisticação tecnológica.

Parcerias - O Pronatec estabelece parcerias com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) para que unidades escolares deste sistema recebam alunos das redes estaduais do ensino médio. Ainda neste ano, a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos será ampliada para 630 mil vagas.

Expansão - A construção de 176 escolas técnicas e a reforma, ampliação e compra de equipamentos de outras 543 unidades já receberam R$ 1,7 bilhão em investimentos. Serão construídas 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia). Destas, 35 devem estar prontas ainda em 2011.

Combate à pobreza - O acesso aos cursos profissionalizantes será prioritário para os estudantes do ensino médio da rede pública, que sejam beneficiários do Bolsa Família, agricultores e descendentes de indígenas. A legislação que cria o Pronatec reserva 30% dos recursos do Pronatec para o Norte e Nordeste e estimula o aumento de vagas ocupadas por pessoas com deficiência.

O Pronatec  tem a meta de criar 2,4 milhões de oportunidades de formação técnica e profissional para estudantes do ensino médio até 2014. A prioridade para acessar as vagas nos cursos técnicos voltados para o ensino médio são para os jovens de escolas públicas.

Educação de qualidade

Neste âmbito disse estar feliz com o compromisso firmado pela presidente que garantirá sua luta em pelo menos mais seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) nas cidades de Catolé do Rocha, Areia, Pedras de Fogo, Santa Rita (que atenderia Bayeux, Cruz do Espírito Santo e Sapé); e uma unidade especial para atender Itaporanga, Conceição e Piancó.  Há menos de um mês em Guarabira o senador presenteou a cidade com a inauguração de uma unidade do IFPB.  “Serão mais paraibanos que terão acesso ao conhecimento e a educação pública de qualidade. Se quisermos continuar avançando no ranking das nações, com distribuição de renda, é preciso continuar investindo em educação, ciência e tecnologia”, enfatizou Vital. Hoje a Paraíba dispõe de vários Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em cidades como Campina Grande, Guarabira e outros municípios, todos contaram com apoio e emendas do senador peemedebista.

100 mil bolsas

Vital lembra que o orçamento do governo federal tem R$ 3,2 bilhões destinados as 75 mil bolsas, fora os recursos que a Capes e o CNPq já tinham para a bolsa de estudos.

Setores do Plano Brasil Maior vira foco para qualificar mão de obra – Vital do Rêgo também já obteve a garantia tanto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Educação (MEC) de um acordo de interministerial de cooperação para criar, a partir de 2013, 260 mil novas vagas em cursos de qualificação com recursos do Pronatec. As vagas vão atender setores da economia brasileira priorizados pelo Plano Brasil Maior.



Os primeiros setores a serem beneficiados serão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Têxtil e Confecções, Petróleo e Gás, Pesca e Aquicultura e Energias Renováveis. “Se quisermos continuar avançando no ranking das nações, com distribuição de renda, é preciso continuar investindo em educação, ciência e tecnologia, por isso reafirmo que a qualificação profissional precisa atender ao desafio do crescimento da indústria brasileira”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário