quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vituriano de Abreu participa de encontro nacional que defende mais recursos para a saúde

Doze Estados e o Distrito Federal participaram, nessa segunda-feira (27/08), do Encontro Nacional de Presidentes de Comissões Estaduais de Saúde, realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), dentre os quais estava o deputado, Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado da paraíba, o médico Vituriano de Abreu. O tema do evento foi a campanha Assine + Saúde, que busca mais recursos para o setor. O encontro foi presidido pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e pelo presidente da Comissão de Saúde de Minas Gerais, deputado Carlos Mosconi (PSDB).
Os presidentes de comissões se comprometeram a conseguir 1,5 milhão de assinaturas que serão apresentadas ao Congresso Nacional para a criação de um projeto de lei de iniciativa popular, determinando que a União invista 10% na saúde. De acordo com o deputado Carlos Mosconi, o projeto de lei é simples e pretende, tão somente, reconstituir a Emenda Constitucional 29 (EC-29), aprovada em 2000, que definiu que a União deveria investir 10% do seu orçamento no setor; os Estados, 12%; e os municípios, 15%.
“Na regulamentação da EC-29, ocorrida em janeiro deste ano, os 10% da União foram retirados, ficando a responsabilidade de percentuais orçamentários para os Estados e municípios. O que o projeto propõe agora é recompor os 10% que deveriam ser investidos pelo governo federal, ente que arrecada 70% da carga tributária do país”, disse Mosconi, que também é autor da EC-29 em sua forma original.
O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, afirmou que o encontro foi a garantia definitiva do sucesso da campanha, que é suprapartidária. “Sabemos que essa luta é do povo brasileiro. Por isso, esse projeto será assinado por 1,5 milhão de pessoas, de Norte a Sul do país, que querem um atendimento de saúde de qualidade.” Pinheiro também explicou que os US$ 385 per capta aplicados pelo Brasil anualmente em saúde, coloca o país na 76ª posição, atrás de quase todos os países da América Latina.
Inspiração. O presidente da Comissão de Saúde de Santa Catarina, deputado Volnei Morastoni (PT), e também representante da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), disse ter ficado entusiasmado com a campanha em Minas. “Os mineiros estão dando um exemplo de união em prol da melhoria dos serviços de saúde no Brasil. Santa Catarina já começou a campanha, mas depois de presenciar os esforços realizados em Minas, saímos inspirados para fazermos cada vez mais.”
Além de Santa Catarina, estiveram presentes os deputados do Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Roraima, Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Sul, Maranhão e o Distrito Federal. Participaram do evento também diversos deputados estaduais mineiros e representantes de entidades parceiras da campanha Assine + Saúde.
Adesão. Depois da reunião, os parlamentares seguiram para o Hospital Luxemburgo, unidade do Instituto Mario Penna, que aderiu à campanha. Ao todo, Minas Gerais já possui cerca de 300 mil assinaturas. Para participar o cidadão deve assinar o abaixo-assinado, informando seu nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor, pode informar sua data de nascimento e nome completo da mãe. O formulário pode ser impresso no site www.almg.gov.br.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário