sexta-feira, 8 de março de 2013

Royalties: Vital entra para a História e orgulha a Paraíba



Foi confirmada ao longo deste dia (07) uma decisão histórica do Congresso Nacional: por maioria de votos dos deputados e senadores, o atual modelo de distribuição dos royalties de petróleo - hoje limitada basicamente ao Rio de Janeiro e Santa Catarina - foi implodido. Passa a vigorar uma formatação radicalmente republicana: os recursos passarão a ser distribuídos com todos os estados da Federação. 
Ator de primeira grandeza nesse processo, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é o grande herói desse enredo até há alguns anos inimaginável.
Com um desempenho marcado por alta exposição desde que chegou ao Senado, Vital do Rêgo, sem exagero, entra para a história e se não fizer nada mais relevante até 2018, quando se encerrará seu mandato, já terá dado grande contribuição para uma questão sempre muito retórica por parte da classe política, mas nem sempre tratada com a seriedade que merece: o desequilíbrio regional.
Pois é exatamente nesse ponto que o texto impactante de Vital, aprovado por ampla maioria no Senado e na Câmara e que, na madrugada desta quinta-feira, teve o veto presidencial derrubado em sessão conjunta do Congresso Nacional, merece maior destaque e aplausos efusivos em particular da Paraíba. 
Ao detonar um modelo econômico que privilegia dois estados com os dividendos de uma riqueza que é da nação (afinal de contas, o investimento para prospecção e exploração do petróleo, através da Petrobras, é com o dinheiro de todos os brasileiros), Vital do Rêgo atacou na raiz uma das chagas geradas pelo desequilíbrio regional. 
Com seu texto e uma boa articulação política, levantando uma bandeira que foi prontamente abraçada pela representação de todos os estados que foram historicamente injustiçados, o senador paraibano dá uma mostra de que, para se mudar um status quo que favorece os poderosos, é preciso criatividade, coragem e determinação. Merece o reconhecimento e os aplausos de todos os paraibanos.

Fonte: Blog de Marcos Alfred
o

Nenhum comentário:

Postar um comentário