quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Senador destaca que baixas precipitações chuvosas revelam a urgência que as ações de combate à seca devem ter no NE




Apesar de manifestar alegria com previsão de chuvas isoladas para esta 4ª feira, Vital busca soluções em longo prazo

Presidente da Comissão Externa do Senado que acompanha as obras de transposição do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), apesar de ter recebido com alegria a previsão da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas) de tempo nublado e com possibilidade de chuvas em todo o Estado nesta quarta-feira (13), chama a atenção, para o estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) sobre a previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril deste ano para todo país. Segundo o instituto, a tendência é de chuvas escassas e irregulares até o final do mês de fevereiro na Paraíba. Para os meses de março e abril, há maior probabilidade de chuvas, contudo, o prognóstico é que o volume de chuvas deve variar entre normal e abaixo do esperado.
O parlamentar paraibano, que discursou recentemente no lançamento, da campanha “SOS Seca Paraíba”, como fez um longo pronunciamento na tribuna do Senado em prol milhares de paraibanos que sofrem com a estiagem, chamando a atenção para o “Brasil que pede socorro”, referindo-se aos 1.135 municípios do semiárido nordestino em estado de emergência devido à prolongada estiagem, só na PB são 170 municípios em estado de calamidade pública.
Lembrou que a seca já dizimou 80% do rebanho, e deixou o homem do campo em estado de calamidade. Açudes secos, gado morto e perda da lavoura foram alguns dos efeitos da seca. De acordo com o Inmet, na faixa leste do Nordeste, que compreende o litoral, o volume de chuvas deve variar entre 200 e 700 milímetros. Nesta área, a média da temperatura máxima para o trimestre é de 26º a 32º C, e a mínima é de 18ºC a 24ºC, sendo que os menores valores (18ºC) ocorrem na região central da Paraíba.
Vital expressou o seu contentamento com a previsão de chuvas, mesmo sendo isoladas que segundo ele, mesmo tarde com poucas precipitações, é sempre motivo de alegria para a região. “A situação do sertanejo está dramática e por isso, precisamos dá uma resposta concreta buscando providências urgentes que não são favores. A previsão da AESA de tempo nublado e com possibilidade de chuvas para esta quarta, apesar de ser um acalento aos afetados pela longa estiagem não mudará o atual quadro”, disse. O senador lembrou que mais do que nunca, os paraibanos precisam da união da classe política para buscar ações urgentes para minimizar os efeitos da seca.
Vital destaca que no ano passado conseguiu aprovar uma Emenda na Medida Provisória Provisória 565, a MP da Seca. A proposta sancionada pela presidente Dilma Rousseff, através da Lei 12.716, suspendeu de forma provisória do pagamento do INSS para todas as prefeituras que sofrem com a seca. “Estão de parabéns todos os deputados por essa iniciativa” parabenizou.
O senador peemedebista também subscreveu um documento, espécie de abaixo assinado que percorrerá todos os estados nordestinos, subscrito por lideranças políticas da região e que será encaminhado a presidente Dilma Rousseff e aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em Brasília. Ele prometeu conversar pessoalmente com o presidente do Senado José Sarney, e com os líderes do PMDB para darem uma atenção especial ao documento produzido pelos parlamentares paraibanos. O parlamentar fez questão enaltecer a luta do deputado Ricardo Marcelo, em buscar ações para minimizar os efeitos da longa estiagem.
De acordo com o senador, Ricardo Marcelo tem sido um guerreiro que está sensível ao sofrimento do sertanejo. “Por iniciativa do deputado, a Assembleia Legislativa formou uma comissão batizada de Caravana da Seca, que percorreu o Estado e viu de perto o drama vivido pela população afetada pela seca” lembrou Vital.
Em sintonia com o discurso do senador Vital, o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo destacou que as ações de combate à seca iniciada pelos parlamentares paraibanos conseguiram ultrapassar as barreiras da Paraíba.
Ele conclamou todo o povo nordestino, representado no evento por todos os presentes, a se unir para reforçar os pleitos do relatório que foi produzido a partir da Caravana da Seca. A solenidade de lançamento contou com as presenças de presidentes e parlamentares de Assembleias Legislativas de vários estados nordestinos. Também estiveram presentes os deputados estaduais paraibanos; a deputada federal Nilda Gondim (PMDB); o arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; entre outras lideranças políticas e religiosas.
De acordo com Ricardo Marcelo, o lançamento da campanha ‘SOS Seca Paraíba’ encerra um ciclo iniciado pela ALPB durante a ‘Caravana da Seca’, que percorreu vários municípios da Paraíba, no último mês de dezembro, e que culminará no envio de relatório e abaixo-assinado à presidente da República, Dilma Roussef (PT) e aos líderes do Congresso Nacional. A campanha ‘SOS Seca Paraíba’ tem o objetivo de contribuir para a formulação de um plano que fortaleça a agricultura, proteja os habitantes e garanta a segurança hídrica do Estado.
Como senador, Vital tem procurado fazer a sua parte para minimizar os efeitos da longa estiagem. Uma Emenda de autoria do peemedebista, aprovada pelo Senado e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, suspendeu provisoriamente o pagamento do INSS para todas as prefeituras que sofrem com a seca prolongada. A conquista fez parte do pacote de ações da Medida Provisória 565, a MP da Seca. A MP também acatou parcialmente outra emenda de Vital, propondo a autorização para liquidar as dívidas rurais mediante a concessão de descontos sobre o valor total contratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário