quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Senador Vital do Rêgo homenageia Ayres Britto por sua atuação no poder judiciário



Atual presidente do STF se aposenta no final da semana

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) homenageou nesta terça-feira (13) o ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, em razão de seu pedido de aposentadoria, apresentado no recentemente, anos de serviços prestados ao poder judiciário.
O ministro se aposenta aos 70 anos, após intensa atuação em vários órgãos do poder judiciário. Atualmente Ayres exerce o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com Vital do Rêgo, Ayres Britto é um magistrado que se distingue pelo saber jurídico e pela sua produtividade e qualidade de seus julgamentos. O peemedebista ressaltou a importância do jurista na formação da jurisprudência, especialmente na elaboração de “certos padrões” do direito público e privado, demonstrando sua visão equilibrada sobre os mais diversos assuntos, “especialmente numa época em que os direitos das pessoas se veem constantemente ameaçados”.
Biografia - Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto (Propriá, 18 de novembro de 1942) é um poeta, acadêmico, professor, magistrado e jurista brasileiro, é o atual presidente do Supremo Tribunal Federal STF e do Conselho Nacional de Justiça CNJ, sendo assim o atual chefe do Poder Judiciário Brasileiro.
Bacharel em Direito (1966), pela Universidade Federal de Sergipe, instituição da qual se tornaria professor, é mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na sua trajetória profissional, ocupou, em Sergipe, os cargos de Consultor-Geral do Estado no governo José Rollemberg Leite (1975-1979), Procurador-Geral do Estado entre 1983 e 1984, e Procurador do Tribunal de Contas do Estado. Em 1990, foi candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, porém não foi eleito.
Em 2003, foi nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, em virtude da aposentadoria do ministro Ilmar Galvão. Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral no período de 6 de maio de 2008 a 22 de abril de 2010, sucedendo ao ministro Marco Aurélio e sendo sucedido pelo ministro Ricardo Lewandowski.
É autor de diversas obras jurídicas e de poesia. Conferencista requisitado é membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Sergipana de Letras. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário